Volkswagen Taos 2026 tem novo design e promete interior mais sofisticado
SUV médio da Volkswagen ganha mais equipamentos de segurança de série; confira o que muda e o conteúdo de cada versão
O Volkswagen Taos 2026 faz sua primeira aparição oficial no Brasil, se antecipando ao lançamento oficial, esperado para novembro. O SUV médio deixa de vir da Argentina para ser importado do México, uma mudança que lhe garantiu um novo visual e poucas novidades entre os equipamentos, mas nada novo na mecânica.
O novo Taos segue a linguagem de design do Tera, com faróis de formato mais orgânico e IQ.Light (ou seja, full-led e matriciais) desde a versão Comfortline, e interligados por uma barra interligada na versão Highline – que o modelo estreou em 2021. Isso elimina a grade entre os faróis, deslocando para baixo a tomada de ar no novo para-choque. Essa tomada de ar é envolvida por uma moldura prateada, que marca bastante o novo design.
Na traseira, o destaque é para as novas lanternas, também interligadas por uma barra iluminada. À primeira vista, a iluminação dá a impressão de que as lanternas estão em posição mais baixa, mas as extremidades estão na mesma altura. Quem desceu foi o logotipo traseiro, agora retroiluminado.
Se até mesmo as rodas aro 19″ (da Highline) são as mesmas, a paleta de cores está diferente, com a adição das opções Azul Pacífico e Cinza Glacial , que se juntam às já conhecidas Branco Puro, Cinza Platinum, Prata Pyrit e Preto Mystic.
Por dentro, o Taos 2026 aposta em um acabamento que promete ser mais sofisticado, com novos revestimentos sintéticos com costuras contrastantes para bancos, painel e portas. Também há iluminação ambiente na cabine.
O quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas continuam, mas agora a central multimídia é a VW Play Connect, com internet 4G, e tela do tipo flutuante. Atendendo a pedidos de clientes, a Volkswagen retornou aos botões físicos no volante multifuncional.
Não foi desta vez que o aguardado motor 1.5 TSI estreou no Brasil. Nada muda na mecânica do VW Taos, com a linha 2026 mantendo o 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm, sempre combinado ao câmbio automático de oito marchas que estreou na virada do ano. Segundo dados de fábrica, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos e alcança velocidade máxima de 197 km/h.
A Volkswagen divulgou todos os detalhes, mas não os preços do Taos 2026. Se a empresa repetir o que fez em outros lançamentos, é possível que mantenha os R$ 206.990 pedidos pela versão Comfortline e os R$ 231.990 pedidos pela versão Highline.
Equipamentos do Volkswagen Taos 2026
Volkswagen Taos Comfortline 250 TSI 2026
A versão de entrada do SUV médio já tem seis airbags , controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop & Go , frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres , e freio de estacionamento eletromecânico. O conforto é garantido pelo ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas , banco do motorista com ajustes elétricos , carregador de celular por indução e revestimento dos bancos em vinil.
Ainda há quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas , a central multimídia “VW Play Connect” com tela de 10,1 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay, faróis IQ-LIGHT Full LED, sistema Kessy para acesso e partida sem chave e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O visual é complementado por rodas de liga leve de 18 polegadas e rack de teto na cor preta.
Volkswagen Taos Highline 250 TSI 2026
A versão topo de linha Highline adiciona um pacote de assistência ao motorista mais completo, que inclui o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist) , o assistente de condução ativo (Travel Assist), que centraliza o veículo na faixa , detector de ponto cego e o assistente traseiro de saída de vaga.
No interior, o acabamento é aprimorado com bancos parcialmente revestidos em couro , iluminação ambiente em LED e um sistema de som premium com 8 alto-falantes e subwoofer. Por fora, a versão se diferencia pelas rodas de 19 polegadas com acabamento diamantado, frisos cromados nos vidros, rack de teto na cor prata e uma faixa de luz de LED que interliga os faróis na grade frontal. Como opcional, a versão Highline pode ser equipada com o Pacote Bi-tone, que inclui teto solar panorâmico e pintura do teto e retrovisores em preto.
Ficha Técnica – VW Taos 2026 1.4 250 TSI
Motor: biocombustível (gasolina/etanol), dianteiro, transv., 4 cilindros, turbo, 4 válvulas, 1395 cm³, 150/150 (etanol/gasolina) a 5000 rpm, 25,5/25,5 kgfm a 1500–3800 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente McPherson com mola integrada (dianteiro), independente Multilink (traseiro)
Freios: disco ventilado (312 x 25 mm) (dianteiro), disco (272 x 10 mm) (traseiro)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 215/55 R18 ou 235/45 R19
Dimensões: comprimento 4,47 m, largura 1,84 m, altura 1,63 m, entre-eixos 2,68 m, peso 1395 kg, porta-malas 498 litros, tanque 50 litros


