Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

Volkswagen Tera obriga Polo Track a ser fabricado em mais uma fábrica

Fábrica de Taubaté (SP) não seria capaz de dar conta da produção do Tera e do Polo Track, carro de passeio mais vendido do Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 mar 2025, 10h07 - Publicado em 28 mar 2025, 10h00
VW Polo fábrica taubaté
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Volkswagen Tera terá sua produção em série iniciada na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) em 2 de abril. Pouco antes disso, no dia 31/3, a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) começará a produzir o Polo Track. O objetivo é compensar a capacidade produtiva que será destinada ao novo SUV compacto.

Desta forma, o Polo Track será produzido nas duas unidades, enquanto as versões mais completas do hatch compacto seguirão produzidas apenas em Taubaté.

VW Polo fábrica taubaté
Mais um Polo Track branco em produção: repare nos cubos de roda com quatro furos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esta mudança na produção acontece bem no momento em que o Volkswagen Polo superou a marca de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil, onde foi lançado em 2002. E foi justamente o Polo Track, lançado no início de 2023, quem alavancou as vendas do modelo. Desde então o VW Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Também foi o Polo Track o responsável por ocupar a fábrica de Taubaté após o fim da produção do Gol e do Voyage. Depois, pouco a pouco as outras versões do Polo tiveram a produção na fábrica de São Bernardo transferida para a unidade no Vale do Paraíba. No final de 2024, apenas o Polo GTS era produzido na unidade da Anchieta, mas a versão esportiva saiu de linha.

Volkswagen-Polo-Track-2023-1
Volkswagen Polo é o carro de passeio mais barato do Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS acompanhou a produção do novo VW Tera, ainda na fase de pré-série, na fábrica de Taubaté, em meados de fevereiro. Àquela altura, o Polo Track representava três quartos da produção do Polo na unidade, mostrando a importância da versão. Justamente por isso, sua produção precisou ser dividida com a fábrica da Anchieta.

Continua após a publicidade

O que vai acontecer com o Polo?

POLO
VW Polo Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Volkswagen sabe que o Tera tem potencial para vender muito, a ponto de estar reservando boa parte da produção de Taubaté só para ele. Mas o SUV compacto pode dificultar ainda mais a vida das versões mais caras do Polo, com motor turbo e câmbio automático.

Continua após a publicidade

O Tera tem equipamentos que nem as versões mais caras do Polo podem ter, como seis airbags e ACC. Além disso, terá gama de versões equivalentes às do Polo (MPI, TSI MT, Comfort e High).

VW Tera High
VW Tera High (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Polo ainda pode ter mudanças no pacote de equipamentos ao longo do ano, mas a oferta (e a produção) das versões mais caras, Comfortline e Highline, continua. Não vendem muito, enquanto o Tera poderá vender bastante nas versões mais caras.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.