Embora seja vendido no Brasil desde 2004, o Touareg nunca figurou entre os SUVs campeões de venda. Não é difícil entender o por quê: competindo em um segmento cheio de consumidores que colocam o status como prioridade número zero, o alemão sofre por ostentar o símbolo da Volkswagen, uma marca que carrega sua “origem humilde” até no nome – carro do povo, em alemão.
Mesmo assim, a marca continua vendendo o Touareg para cá, tanto é que uma nova versão está chegando ao Brasil. Trata-se do Touareg R-Line, configuração com aparência esportiva baseada na opção com o motor 4.2 V8, de 360 cv. Ele se diferencia no visual, ostentando belas rodas de 20 polegadas, saída dupla de escapamento, grade frontal pintada de preto brilhante e spoilers dianteiro e traseiro. Desempenho ele tem de sobra: segundo a VW, o R-Line vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega aos 245 km/h. O câmbio automático de oito marchas Tiptronic também colabora para impulsionar o “monstro” de 2.075 quilos.
Por dentro, o R-Line tem apliques em cinza que combinam com os apliques de alumínio polido espalhados pelo painel e nas soleiras das portas. Não há do que reclamar da vida dentro do Touareg: o sistema de som premium com 12 alto-falantes reproduz graves e agudos com fidelidade excepcional e a central multimídia pode ser operada até por voz. Se a viagem estiver cansativa, o detector de fadiga impede o motorista de cochilar ao volante, sugerindo uma pausa para recuperar as energias.
Continua após a publicidade
A quantidade generosa de equipamentos faz lembrar o luxuoso Audi Q7, com quem o Touareg compartilha sua plataforma. Há freio de estacionamento elétrico, suspensão a ar, três ajustes de condução (normal, esportivo ou conforto), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de estabilidade (ESP), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com assistência de frenagem (HSA), quatro câmeras externas para visualização interna dos arredores, abertura elétrica do porta-malas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, faróis bi-xenonio direcionais com LEDs diurnos, assistente de subida e de descida, piloto automático, entre outros itens.
A lista de opcionais traz pintura metálica (1.635 reais), pintura perolizada (2.350 reais), Side Assist (alerta a presença de veículos nos pontos cegos, por 3.385 reais), teto solar panorâmico (8.995 reais) e o piloto automático adaptativo ACC (que reduz a velocidade e acelera o veículo sozinho de acordo com a programação estipulada pelo condutor), este último vendido por salgados 12.160 reais.
Continua após a publicidade
O lado ruim é que não é muito barato levar um Touareg R-Line para casa. Por ele a Volkswagen pede 333.699 reais sem opcionais. Nesta faixa de preço (ou até por menos), é possível comprar modelos menos potentes, mas mais badalados, como Audi Q7 3.0 V6 (aproximadamente 332 mil reais) e BMW xDrive 35i (299.550 reais).
-
1. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapMais esportivo do que utilitário: o Touareg R-Line chega ao Brasil trazendo visual diferenciado e bastante luxo | Leia mais
1/7 Mais esportivo do que utilitário: o Touareg R-Line chega ao Brasil trazendo visual diferenciado e bastante luxo | Leia mais (divulgação)
Mais esportivo do que utilitário: o Touareg R-Line chega ao Brasil trazendo visual diferenciado e bastante luxo | Leia mais
-
2. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapPor fora, ele é identificado pelas rodas de liga leve exclusivas, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e grade com detalhes em preto brilhante | Lei
2/7 Por fora, ele é identificado pelas rodas de liga leve exclusivas, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e grade com detalhes em preto brilhante | Lei (divulgação)
Por fora, ele é identificado pelas rodas de liga leve exclusivas, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e grade com detalhes em preto brilhante | Lei
-
3. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapA saída dupla de escapamento identifica a versão esportiva | Leia mais
3/7 A saída dupla de escapamento identifica a versão esportiva | Leia mais (divulgação)
A saída dupla de escapamento identifica a versão esportiva | Leia mais
-
4. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapRequintado, ele oferece itens como sistema de som premium, controle de estabilidade, assistente em rampas e descidas, entre outros equipamentos |
4/7 Requintado, ele oferece itens como sistema de som premium, controle de estabilidade, assistente em rampas e descidas, entre outros equipamentos | (divulgação)
Requintado, ele oferece itens como sistema de som premium, controle de estabilidade, assistente em rampas e descidas, entre outros equipamentos |
-
5. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapO interior chama atenção pelos detalhes em alumínio e pelo acabamento de couro com o logotipo alusivo ? versão | Leia mais
5/7 O interior chama atenção pelos detalhes em alumínio e pelo acabamento de couro com o logotipo alusivo à versão | Leia mais (divulgação)
O interior chama atenção pelos detalhes em alumínio e pelo acabamento de couro com o logotipo alusivo à versão | Leia mais
-
6. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapO sistema Side Assist, que identifica a presença de outros veículos nos pontos cegos do carro, é oferecido como opcional por R$ 3.385 | Leia mais
6/7 O sistema Side Assist, que identifica a presença de outros veículos nos pontos cegos do carro, é oferecido como opcional por R$ 3.385 | Leia mais (divulgação)
O sistema Side Assist, que identifica a presença de outros veículos nos pontos cegos do carro, é oferecido como opcional por R$ 3.385 | Leia mais
-
7. VW Touareg R-Line
zoom_out_mapAté o ano que vem, a linha R-Line será composta por cinco modelos no Brasil | Leia mais
7/7 Até o ano que vem, a linha R-Line será composta por cinco modelos no Brasil | Leia mais (divulgação)
Até o ano que vem, a linha R-Line será composta por cinco modelos no Brasil | Leia mais