Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volkswagen Up! e Saveiro ganham série Pepper com apelo esportivo

Novas séries limitadas enganam: têm cara de esportivo, mas a mecânica é a mesma de sempre

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jul 2017, 13h00 - Publicado em 20 jul 2017, 13h00
Linha Pepper 2018
O sucesso do Fox Pepper, ao fundo, motivou a Volks a criar versões parecidas do Up! e da Saveiro (Divulgação/Volkswagen)

Agora Saveiro e Up! (reestilizado em abril) têm opção de visual esportivado. São o Up! Pepper e Saveiro Pepper, que estreiam como série especial limitada. Se a aceitação for boa, podem ser promovidos a versão de linha.

A Volkswagen diz ter embarcado no sucesso do Fox Pepper, que está a venda desde o início de 2015 e hoje tem mais saída que a versão Highline – equivalente em preço e equipamentos, mas com visual mais conservador. Mas a marca não divulga a participação de cada versão nas vendas do compacto.

VW up! Pepper
Up! Pepper: toque esportivo com motor TSI (Divulgação/Volkswagen)

Se o Fox Pepper convive com o Highline, mas o mesmo não acontece com as duas novidades. O Up! Pepper substitui momentaneamente a versão High TSI, que mudou há apenas quatro meses.

A Saveiro Pepper Cabine Dupla entra no lugar, também temporariamente, da Highline Cabine Dupla. Mas há opção de Saveiro Pepper com cabine estendida, que não era oferecida para a Highline.

Saveiro Pepper 2018 (1)
Saveiro Pepper fica entre a versão Trendline e a Cross (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A receita usada na Saveiro e no Up! é basicamente a mesma do Fox Pepper, com poucas adaptações. Ambos têm retrovisores vermelhos (ou pretos nos carros vermelhos), adesivos da versão, rodas de liga leve diamantadas, detalhes internos vermelhos e teto pintado de preto. Mas cada um têm suas particularidades.

Volkswagen up! Pepper (1)
O pequeno Up! Pepper substitui a versão High temporariamente (Divulgação/Volkswagen)

O Up! Pepper é o destaque desta nova leva. Não há nada de diferente na mecânica dele em comparação com outros Up! TSI. O 1.0 três cilindros com turbo e injeção direta gera os mesmos 105 cv e 16,8 mkgf de torque. O câmbio manual de cinco marchas tem relações longas para favorecer o consumo.

Volkswagen up! Pepper (2)
No Up! Pepper, tampa traseira, aerofólio e teto são sempre pretos (Divulgação/Volkswagen)

Mas tem algo que os outros não têm: cara de esportivinho. Nele, o teto, aerofólio, saias laterais e tampa traseira são sempre pintados de preto. Vale explicar: nos outros Up! TSI apenas a parte externa da tampa recebe pintura preta, mas sua parte interna, saias e o aerofólio seguem a cor da carroceria.

Continua após a publicidade

Além disso, recuperaram as rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas da série Connect, vendida apenas no lançamento.

Volkswagen up! Pepper (4)
Costuras e detalhes vermelhos se destacam no interior todo escuro do Up! (Divulgação/Volkswagen)

Por dentro, forro de teto, para-sóis, colunas e acabamento do espelho retrovisor são pretos. O volante multifuncional revestido em couro, alavanca de câmbio e saídas de ar no painel têm detalhes em vermelho. O logotipo “Pepper” aparece nas soleiras das portas e nos bancos revestidos de couro sintético.

Volkswagen up! Pepper (3)
Os bancos do Up! têm couro sintético e o logotipo Pepper bordado (Divulgação/Volkswagen)

O pacote de equipamentos é o mesmo do High Up!. Quer dizer que há direção com assistência elétrica, ar-condicionado, chave canivete, vidros elétricos dianteiros, base do painel iluminada por leds, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e de luminosidade e luz de conversão estática. 

O detalhe é que o Up! Pepper custa salgados R$ 57.900, R$ 800 a mais que o High Up!. E, ainda assim, o rádio Composition Phone, com tela colorida e que se comunica com app exclusivo no smartphone do usuário, é opcional de R$ 1.400. 

Continua após a publicidade
Volkswagen Up! e Saveiro ganham série Pepper com apelo esportivo
A Saveiro Pepper foi baseada na versão Highline (Divulgação/Volkswagen)

A Saveiro Pepper também não é barata: custa R$ 67.810 com cabine estendida e R$ 71.090 com cabine dupla – a Highline CD custava R$ 67.087. Tem design complementado por faixas pretas no para-choque traseiro e acabamento preto nas colunas centrais, além de filete vermelho na grade. O teto preto é vendido como opcional.

Volkswagen Saveiro Pepper 2018 (4)
Traseira recebeu apliques na cor preta (Divulgação/Volkswagen)

Por dentro, o volante revestido de couro, a coifa de câmbio e a alavanca do freio de mão têm costuras vermelhas. Para completar, frisos vermelhos nas saídas do ar-condicionado, soleira de alumínio nas portas e bancos de couro sintético com a inscrição “Pepper”.

Volkswagen Saveiro Pepper 2018 (3)
Por dentro, a Saveiro Pepper tem alguns detalhes vermelhos (Divulgação)
Continua após a publicidade

Como na versão Highline, há de série ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, roda de liga leve de 15”, chave canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, retrovisores elétricos, vidros e travas com acionamento elétrico, sensor de estacionamento, capota marítima e protetor de caçamba.

Volkswagen Saveiro Pepper 2018 (2)
Saveiro Pepper também tem bancos de couro sintético (Divulgação/Volkswagen)

O motor 1.6 8V MSI também faz parte da herança. Ele gera 104 cv e 15,6 mkgf de torque com álcool e está sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

É claro que o motor 1.6 16V MSI de 120 cv e 16,8 mkgf combinaria mais com a proposta esportiva da Saveiro Pepper, mas este continua exclusivo da versão Cross, que parte dos R$ R$ 70.590 com cabine estendida. 

Volkswagen Fox Pepper 2018 (2)
O Fox Pepper só teve mudanças no pacote de equipamentos (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Custando R$ 63.110, o Fox Pepper tem este motor 1.6 16V. Na linha 2018 ele passa a ter de série controle de estabilidade e tração, sistema passivo de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, luz de conversão estática e câmera de ré. Contudo, o novo preço representa reajuste de R$ 2.020 sobre os R$ 61.090 cobrados até então.

Volkswagen Fox Pepper 2018 (3)
O Fox continua com o “toque” vermelho exagerado no acabamento interno (Divulgação/Volkswagen)

A linha Pepper 2018 começa a chegar às lojas ainda em julho.

E o Up Connect?

Durante o evento de lançamento dos novos Pepper, a Volkswagen disse que estuda voltar a vender o Up! Connect, série de lançamento do Up! reestilizado. Agora dá para dizer que era um Up! Pepper mais discreto e barato – custava R$ 52.790.

A base do Connect era a versão Move TSI. Mas se diferenciava por ter retrovisores e teto pintados de preto, além de interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão e as roda de liga leve 15” diamantadas usadas no Pepper. Além disso, o sistema de som Composition Phone era equipamento de série.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.