Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

Volta do Fiat Coupe? Designer imagina uma versão moderna do clássico

Em um tempos onde SUVs reinam, designer reascende a paixão pelos cupês ao recriar o clássico da Fiat para os tempos modernos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 jan 2025, 15h47 - Publicado em 4 jan 2025, 15h00
Fiat Coupe
Designer independente reimaginou o clássico italiano para os tempos atuais (Theottle/Reprodução)
Continua após publicidade

Sedãs cupês podem viver um renascimento nos próximos anos. A Honda já anunciou o Prelude e a Toyota confirmou que está desenvolvendo um novo Celica. Isso reacendeu o interesse em carros deste segmento, levando designers independentes a sonharem com a volta de um clássico italiano.

O projetista Theottle mostrou em seu Instagram como ele imagina uma versão moderna do Fiat Coupe. O esportivo teve uma vida curta, mas marcante, sendo vendido entre 1993 e 2000.

Para o seu projeto, o designer utilizou, além de elementos do Coupe original, detalhes inspirados em outros modelos. As proporções, por exemplo, vieram do Audi RS5 Coupe. Do Bentley Continental GT vieram o porta-malas e as luzes traseiras e o Lynk & Co 07 emprestou alguns detalhes na dianteira.

Deste último, podemos ver a inspiração, principalmente, nos DRLs verticais em forma de duas listras. O Fiat Coupe original também tem luzes dianteiras separadas, mas com um design mais condizente com a época. Um detalhe interessante é que Theottle manteve os frisos originais do modelo, que marcavam os para-lamas dianteiro e traseiro.

Continua após a publicidade
Fiat Coupe
Traseira ainda é semelhante, mas ganhou luzes com novos formatos e um escapamento mais agressivo (Theottle/Reprodução)

Na traseira, apesar de muito semelhante, também foi modernizada. As lanternas, que originalmente eram circulares, ganharam um formato oval e mais horizontal, mas continuam dispostas em pares. Já o porta-malas teve suas proporções reduzidas, enquanto o para-choque está mais robusto e agressivo, ganhando ainda saídas de escape maiores. Porém, não há sinais da sua tampa de combustível, um charme do carro, que ficava na parte superior do porta-malas, assim como os modelos de corrida.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Em sua época, o Fiat Coupe fez até inveja aos seus “primos ricos” da Alfa Romeo. Durante sua vida, ele teve diversos motores, na maioria de quatro cilindros, como o 2.0 de 139 cv, que foi importado ao Brasil entre 1995 e 1997. Outro motor famoso foi o quatro cilindros turbo 16V, o mesmo do Lancia Delta, que entregava 195 cv e fazia o Coupe ir de 0 a 100 km/h em 7,5 s.

Carros de Pininfarina
Com mais design do que potência, tinha estilo bastante agressivo, que rapidamente conquistou a juventude dos anos 90 (Divulgação/Fiat)

Porém, o auge foi com um cinco cilindros 2.0 turbo (no Brasil, chamados de Fivetech e apresentados no Marea). Com 20 válvulas, essa versão chegou ao ápice dos 220 cv e foi a que mais amedrontou os rivais.

Continua após a publicidade

Mas não era só por causa do seu motor que ele fez sucesso. O visual também foi um grande atrativo e tinha a assinatura de dois grandes nomes da indústria na época: Chris Bangle, responsável pelo BMW 7 Series E65, e Ermanno Cressoni, famoso projetista italiano que fez os Alfa Romeo Giulietta e 75, além dos Fiat 500 (1991) e o Bravo (1995). O mais interessante é que para o Coupe eles usaram a mesma plataforma do hatch Tipo.

Fiat Coupe
Design foi assinado por Chris Bangle e Ermanno Cressoni (Divulgação/Quatro Rodas)

Por dentro, o Fiat Coupe era moderno e luxuoso. Mas não é para menos, afinal, todo o interior foi feito pela Pininfarina, que também foi a responsável pela produção do veículo. O mais chamativo era o seu quadro de instrumentos, composto por mostradores individuais no painel.

Continua após a publicidade
Fiat Coupe
(Divulgação/Fiat)

O design de Theottle — obviamente — não é oficial, mas traz nostalgia aos entusiastas. Porém, não seria uma má ideia para a Fiat, ainda mais com essa nova onda de cupês surgindo. A marca, que atualmente foca em hatches e SUVs, poderia apostar trazendo seu antigo clássico de volta na plataforma STLA Medium, que também é compatível com motores híbridos e elétricos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.