A Volvo iniciou a pré-venda da segunda geração do XC60 no Brasil, que chega no segundo semestre em três configurações diferentes com preços que vão de R$ 235.950 a R$ 266.950.
Apresentado ao mundo há cerca de três meses, o modelo quer mais espaço entre os rivais Audi Q5, BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Range Rover Evoque – prometendo ser um dos carros mais modernos da indústria mundial.
Para a versão de entrada, Momentum (R$ 235.950), a lista de equipamentos de série inclui monitoramento de pressão dos pneus, alertas de mudança involuntária de faixa e de colisão frontal com frenagem automática, controles de estabilidade e tração, além dos sistemas de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e de lesões na coluna cervical e da central multimídia com integração com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto.
A intermediária, Inscription (R$ 256.950), e a topo de linha, R-Design (R$ 266.950), acrescentam alerta de colisão traseira, alerta de pontos cegos, piloto automático adaptativo com condução semi-autônoma a até 130 km/h e abertura e fechamento elétricos do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque. Na R-Design, o diferencial fica para o estilo mais esportivo, com rodas e adereços estéticos exclusivos.
O conjunto mecânico, no entanto, será o mesmo para todas as versões do XC60: um motor T5 Drive-E 2.0 turbo de quatro cilindros com 258 cv (contra 245 cv do anterior) e 35,7 mkgf de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração integral AWD – na geração anterior, apenas a T6 topo de linha tinha tração 4×4. Quatro modos diferentes de condução estão disponíveis: Off-Road, Dynamic, Confort e Eco.
Além da tecnologia e da mecânica, o design é outro ponto destacado pela Volvo no XC60. As linhas, inspiradas no XC90 e na perua V90, dão destaque aos faróis full led com visual batizado de “Martelo de Thor”, que inspiram outros vincos espalhados pelo SUV.
Apesar da notável evolução mecânica, visual e tecnológica sobre a geração anterior, os preços subiram bastante por aqui. Enquanto o antigo XC60 tinha preços entre R$ 186.950 e R$ 239.950 (incluindo uma versão a diesel por R$ 219.950), o novo vai de R$ 235.950 a R$ 266.950.
É caro, mas está na média dos concorrentes: o Range Rover Evoque mais simples custa R$ 228.500, o BMW X3 parte de R$ 230.950 e o Mercedes-Benz GLC já começa em altos R$ 262.900, todos com configuração mecânica parecida, mas sem tanta tecnologia.