A Volvo anunciou que seu último veículo movido a diesel será produzido no início de 2024. Com o plano de eletrificação cada vez mais consolidado dentro da empresa, a sueca comunica oficialmente o fim dos carros a diesel e avança mais uma etapa para o futuro.
O CEO da empresa, Jim Rowan, afirmou que o desejo e planejamento da montadora é se tornar uma marca totalmente elétrica até 2030. Mas, esse plano não é novo, é apenas a etapa final de um projeto nascido em 2018, quando anunciou que o então novo S60 não ofereceria uma opção diesel.
Atualmente, a Volvo não possui tantos modelos em sua gama de carros movidos a diesel. Mas, até 2019, eles representavam a maior parte das vendas europeias da marca.
“Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de escape”, disse Rowan em um comunicado. “Estamos totalmente focados na criação de um amplo portfólio de carros premium totalmente elétricos que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo e sejam uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”
Por conta de todo o planejamento e transição, a Volvo parou de gastar no desenvolvimento de todos os motores a combustão no ano passado. Com isso, grande parte da linha da montadora foi eletrificada, com opções híbridas ou elétricas. No Brasil, desde 2021, todos os modelos da marca são eletrificados.
Ainda não há confirmação de qual será o modelo a ser lançado em 2024 e a marcar o fim da era diesel na Volvo.