A Volvo vem avançando no desenvolvimento de seu próximo SUV elétrico. O modelo ficará abaixo do XC40, podendo se chamar XC20, e usará a plataforma SEA, criada pela Geely, chinesa controladora da Volvo.
O provável XC20 ganha contornos mais definidos com o lançamento da plataforma modular para elétricos. Inicialmente apresentada sob o conceito Zero Concept da Lynk&Co., outro braço da Geely, a SEA também será usada pela Volvo. A confirmação veio justamente do CEO da marca, Hakan Samuelsson, em entrevista ao portal inglês Auto Express.
Segundo o executivo, a plataforma CMA tem limitações para redução de tamanho, principalmente por ainda ter sido pensada para usar motores a combustão e híbridos. O XC40 já estaria no limite mínimo de dimensões para a base, por isso a necessidade de uma nova.
Com isso, a Volvo vai tentar novamente se inserir em segmentos mais compactos, mas pela primeira vez com um SUV. A plataforma SEA foi desenvolvida totalmente na China, enquanto a CMA é sueca, ainda que com financiamento chinês. Nem por isso o projeto deverá ter menos prestígio.
Ao menos é o que espera o Samuelsson. “Um terno pequeno não precisa ser de poliéster”, brincou o executivo em entrevista aos ingleses. “Podemos construir um Volvo premium sobre a SEA”.
Não por acaso, a Volvo registrou as nomenclaturas XC20 e ainda XC10, dando entender que um utilitário ainda menor possa aparecer, embora o registro do nome esteja longe de garantir o lançamento de um modelo.
O XC20 ainda não tem data para lançamento, mas como a marca pretende ter metade de suas vendas compostas por carros elétricos em 2025, é provável que o XC20 apareça nos próximos anos.
Atualmente, a Volvo designou à Polestar o papel de marca de elétricos do grupo, mas são modelos maiores e mais sofisticados, para competir com Tesla e outras fabricantes de maior volume. A Volvo, no entanto, também terá seus próprios elétricos. Atualmente o XC40 Recharge é o único Volvo totalmente elétrico, mas mais virão.
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