Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

VW antecipa na China SUV de R$ 150.000 e outro de R$ 300.000 para o Brasil

Tarek, que será produzido na Argentina, e versão cupê de cinco lugares do Atlas foram apresentados simultaneamente no Salão de Xangai

Por Rodrigo Ribeiro, de Xangai (China)
18 abr 2019, 15h24 •
  • Volkswagen Teramont X
    Teramont X é a versão de produção do Atlas Cross Sport e ocupará o topo da gama de SUVs da marca no país (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    A Volkswagen estava falando sério quando prometeu iniciar uma ofensiva de SUVs para o mercado brasileiro. Além dos recém-lançados Tiguan e T-Cross, a marca prepara mais quatro novidades para o país.

    Duas delas ficarão abaixo do T-Cross, como QUATRO RODAS antecipou.

    Na faixa de R$ 120.000 a R$ 150.000, porém, sobra espaço abaixo do Tiguan, assim como (muito) acima dos R$ 200.000, já que a nova geração do Touareg ficou muito cara para ser viável no Brasil.

    Volkswagen Tarek
    Tarek para os ocidentais, Tharu para o chineses, será pocionado entre T-Cross e Tiguan (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    A solução será dupla. Entre o T-Cross e o Tiguan irá entrar o Tarek, chamado na China de Tharu.

    Continua após a publicidade

    Ele usa a mesma plataforma MQB dos irmãos acima e abaixo, mas será fabricado na Argentina – no lugar da linha da SpaceFox – como uma alternativa mais espaçosa ao T-Cross.

    Irá ocupar o espaço da versão inicial do Tiguan 1.4, única a não dispor de sete lugares. Isso permitirá ao consumidor ter um carro ligeiramente menor que o Tiguan, mas mais equipado.

    Volkswagen Tarek
    Tarek tem o mesmo entre-eixos do Jetta, 2,69 metros (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    O Tarek manterá o 1.4 turbo flex de 150 cv aplicado em profusão na gama Volkswagen. O câmbio será sempre automático de seis marchas, com tração dianteira.

    Continua após a publicidade

    Assim como o Tiguan, o modelo oferece um amplo espaço interno, sobretudo no banco traseiro. O elevado túnel central, porém, deve ser rebaixado para o mercado nacional, assim como ocorreu com o T-Cross.

    O porta-malas está longe da opulência dos 710 litros do Tiguan, mas oferece um volume adequado para o segmento, de 445 litros. Como referência o Jeep Compass, seu principal rival, tem 410 litros.

    Luxo simplificado

    Volkswagen Teramont X
    Teramont X é derivado do Atlas, porém com teto acupezado e espaço para 5 (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    No topo da gama será o Teramont X, nome chinês para a versão de produção do Atlas Cross Sport, que QUATRO RODAS inclusive já testou. O SUV cupê grande é feito, surpreendentemente, na mesma plataforma MQB dos companheiros.

    Continua após a publicidade

    Derivado do Atlas de sete lugares, porém com caimento acupezado do teto e cabine arquitetada para cinco passageiros, o grandalhão tem 2,98 m de entre-eixos.

    O corpulento utilitário abusa das linhas retilíneas para impor um porte ainda maior. Como a arquitetura MQB impede o uso do motor longitudinal, o Atlas tem como alternativa mais potente o 3.6 V6 de 279 cv, com câmbio automático de 8 marchas.

    Volkswagen Teramont X
    Teramont X tem quase 3 metros de entre-eixos (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Sobra conforto e equipamentos, com direito a teto-solar panorâmico, controlador de velocidade adaptativo e ar-condicionado digital de 3 zonas. Resta saber se ele trará o nome Atlas ou Teramont ao Brasil.

    Continua após a publicidade

    Para concorrer com os novos BMW X5 e Mercedes-Benz GLE, porém, a Volkswagen terá de posicionar o Teramont X (ou Atlas Cross Sport) abaixo dos rivais, na faixa dos R$ 200.000 a R$ 300.000.

    Havia a expectativa de que o Tarek chegasse ao mercado no fim deste ano, mas o SUV argentino atrasou e só virá mesmo no ano que vem. Também está marcado para 2020 o lançamento do Teramont X.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.