A Volkswagen enfim tirou do papel o projeto de um SUV cupê grandalhão mais acessível a BMW X6, Audi Q8 e afins.
Apresentado como conceito em março de 2018, o Atlas Cross Sport agora ganha vida sobre a plataforma MQB, mesma de Golf, Tiguan e afins, e completará a família dos utilitários da marca alemã.
Serão oito tipos de acabamento disponíveis, iniciando pela versão S (de entrada) e indo até a SEL Premium R-Line (topo de linha). Entre elas, poderão ser encontradas as versões: SE, SE Tech, SE Tech R-Line, SEL, SEL R-Line e SEL Premium.
Com 4,97 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,71 m de altura, o Atlas Cross Sport é 7,1 cm menos comprido e 5,8 cm mais baixo que o Atlas convencional, mas 2 cm mais largo. E manteve algumas linhas do irmão maior.
O novo formato da carroceria dá uma outra visão do SUV cupê, que parece ser destinado a um público mais jovem. A distância entre-eixos, porém, é a mesma do Atlas de sete lugares, 2,97 metros.
No exterior, o veículo conta com faróis que acompanham as barras da grade frontal. O para-choque dianteiro é parecido com o do Volkswagen Touareg e possui detalhes cromados que contornam as entradas de ar.
A coluna C bem larga e a linha da carroceria acentuada, indo de encontro ao teto, mostram os detalhes do formato acupezado do SUV.
No interior, a maior parte dos itens foi herdada da versão maior do Atlas, mas com algumas atualizações.
O volante, por exemplo, é novo e possui controles mais intuitivos. Podemos mencionar ainda o acabamento de bancos com detalhes de costura e o carregador indutivo para celulares.
Além disso, há outros recursos como: bancos e volantes com aquecimento, guarda-sóis traseiros e sistema de som Fender Premium Audio System, com 12 alto-falantes.
O painel de instrumentos 100% digital é conhecido de nossos Polo, Virtus e T-Cross, mas fica à disposição apenas nos acabamentos SEL e SEL Premium.
O proprietário pode contar também com o Car-Net, que permite ao usuário interagir e coletar informações do veículo pelo celular. Ele também aceita comandos de voz e disponibiliza internet 4G para até quatro dispositivos.
Na parte de segurança, o Cross Sport conta com aviso de colisão, frenagem autônoma, monitoramento de pontos cegos e de tráfego traseiro, sensores de estacionamento, controle de cruzeiro, assistente de engarrafamento e de manutenção de faixa e start-stop.
Volkswagen ainda deixa à disposição dois motores diferentes.
Um deles é um V6 3.6 de 280 cavalos e o outro é o 2.0 TSI de quatro-cilindros turbo-alimentado com injeção direta e 238 cv. Estamos falando do mesmo propulsor do Golf GTI, só que um pouco mais potente.
Os dois propulsores contam com transmissão automática de oito marchas e podem contar com o sistema de tração integral.