O próximo domingo será de festa para a Volkswagen. No dia 2 de setembro, a marca alemã comemora 55 anos de produção ininterrupta da Kombi no Brasil. Fabricada em São Bernardo do Campo desde 1957, a veterana perua foi o primeiro modelo da VW feito no Brasil, antes mesmo do Fusca.
Embora duramente criticada pelo projeto jurássico, a Kombi continua com o prestígio em alta no Brasil. Nunca deixou a liderança de sua categoria desde seu lançamento, mesmo com a ameaça dos utilitários asiáticos: segundo o último relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave, a Kombi registra 14.905 unidades emplacadas entre janeiro e julho de 2012. Desde seu lançamento, em 1957, mais de 1,53 milhão de unidades já foram produzidas.
Poucas alterações foram feitas em seu projeto original, idealizado pelo holandês Ben Pon na década de 40, embora a VW tenha realizado diversas mudanças, tanto mecânicas quanto estéticas. A primeira reestilização aconteceu em 1975 e o visual da perua só mudaria novamente em 1997, com o lançamento da Kombi Carat, que trazia soluções como teto elevado e porta lateral corrediça. A última grande modificação aconteceu em 2005, quando a Kombi trocou o antigo motor 1.6 refrigerado a ar – herdado do Fusca – pelo 1.4 Total Flex arrefecido a água, então utilizado no Fox de exportação.