VW cria Virtus conversível para Lula repetir foto de 1959 com JK e Fusca
Este é o terceiro carro conversível criado para Lula e Alckmin circularem pela fábrica da Anchieta, em tradição criada na inauguração da fábrica em 1959
![Volkswagen Virtus Conversível criado para cerimônia na fábrica da Anchieta](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/53503886597_e526f950a6_5k.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Volkswagen aproveitou a cerimônia do anúncio de ampliação seu atual ciclo de investimentos no Brasil, na tarde desta sexta-feira, para continuar uma tradição que começou em 1959: transformou um carro em conversível para o Presidente da República circular pela fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Desta vez, transformaram um Volkswagen Virtus Exclusive em conversível. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, circularam pela fábrica no carro, com o CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom, ao volante.
![53505079629_988d24e3c7_k Volkswagen Virtus Conversível criado para cerimônia na fábrica da Anchieta](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/53505079629_988d24e3c7_k.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fotos semelhantes são feitas na fábrica da Anchieta desde sua inauguração, em 1959. Na ocasião, o então presidente, Juscelino Kubitschek e o governador Carvalho Pinto desfilaram pela fábrica em um Fusca conversível com o presidente da Volkswagen no Brasil, Wilhelm Shultz-Wenk, ao volante e o presidente do grupo Volkswagen, Henrich Nordhoff, no carona.
![WhatsApp Image 2024-02-02 at 17.14.00 Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-02-at-17.14.00.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na mesma fábrica. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião.
![ItamarFusca Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/ItamarFusca.webp?&w=1024&crop=1)
Dez anos depois, em 2003, o presidente Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitaram a Volkswagen do Brasil no ABC paulista e participaram de uma cerimônia que marcou os 50 anos da fábrica no país. Lula visitou a linha de produção do Polo e, durante a visita, ambos reeditaram a mesma foto histórica.
![lula-alckmin Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/lula-alckmin.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os dois se encontraram em situação semelhante em 2005, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos pela fábrica. Desta vez, o carro era um VW Fox conversível, que foi dirigido pelo então presidente da VW do Brasil, Hans Christian.
![Luiz_Inácio_Lula_da_Silva_and_others_in_Volkswagen_Fox Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Luiz_Inacio_Lula_da_Silva_and_others_in_Volkswagen_Fox.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como é o Virtus Cabrio?
![7fce0286-5693-47de-900e-edbb86a1be01_medium Volkswagen Virtus Cabrio 2025](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/7fce0286-5693-47de-900e-edbb86a1be01_medium.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quanto ao VW Virtus Cabrio, não se trata de um dos 18 carros que a fabricante lançará no Brasil até 2028. É uma customização especial feita especialmente para o evento. O processo durou seis semanas e envolveu uma equipe de 30 pessoas.
![Volkswagen Virtus Cabrio 2025 Volkswagen Virtus Cabrio 2025](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/73331e28-c2aa-4f22-9b76-5bf1d845803c_medium.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além da remoção do teto e das colunas B e C, há reforços estruturais e uma barra para que as pessoas se segurem. Além disso, o assoalho foi alongado para aumentar o espaço, obrigando a VW a fazer um banco traseiro exclusivo.
O carro foi autografado e integrará o acervo histórico da fabricante, assim como alguns dos conversíveis criados para ocasiões semelhantes.
![55132950-b9fd-47f3-a3af-2e5a057c4358_medium Volkswagen Virtus Cabrio 2025](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/55132950-b9fd-47f3-a3af-2e5a057c4358_medium.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)