Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW faz parceria com a Argo para que nova Kombi tenha condução autônoma

O Grupo Volkswagen está desenvolvendo um projeto de direção autônoma que utiliza a ID.Buzz, a nova Kombi, que chega ao mercado a partir de 2023

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 7 set 2021, 14h18 - Publicado em 7 set 2021, 14h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW ID.Buzz autônoma de teste vista 3/4 de frente
    A intenção do Grupo VW é já soltar uma frota de Kombis autônomas em Munique nos próximos meses (Divulgação/Volkswagen)
    VW ID.Buzz autônoma de teste vista 3/4 de frente
    A intenção do Grupo VW é já soltar uma frota de ID.Buzz autônomas em Munique nos próximos meses (Divulgação/Volkswagen)

    Às vésperas do Salão do Automóvel de Munique, o Grupo Volkswagen e a Argo AI, especializada em automação veicular, deram mais detalhes sobre a parceria para melhorar a direção autônoma de veículos da Volks.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    O CEO do grupo alemão, Herbert Diess, e o fundador da Argo AI, Bryan Salensky, se reuniram antes do início oficial do IAA Mobility 2021, em Munique. Eles falaram sobre o projeto e sobre o modelo ID.Buzz, a nova Kombi, que promete ser parte importante da parceria. 

    Continua após a publicidade

    As fotos apresentam o visual e as principais características da ID.Buzz, embora que grande parte do modelo esteja coberto por camuflagens e pelos aparelhos que captam as redondezas. Ainda são poucos os detalhes conhecidos pelo mercado, já que ela deve dar as caras nas lojas apenas a partir de 2023. 

    VW ID.Buzz autônoma de teste vista 3/4 de trás
    As primeiras fotos revelam o visual da nova Kombi que deve chegar ao mercado a partir de 2023 (Divulgação/Volkswagen)

    O evento serviu para que a VW e a Argo compartilhassem mais detalhes sobre o plano de desenvolvimento da tecnologia. Em um primeiro momento, o foco será nas áreas urbanas, já que uma das finalidades da ID.Buzz é ser utilizada para entregas.

    Para dar prosseguimento ao projeto, a VW irá utilizar a tecnologia da Argo. A empresa norte-americana usa, em simbiose, módulos LIDAR, câmeras, sensores de radar e um computador dentro do veículo para mapear as redondezas e olhar até 400 metros à frente para evitar obstáculos. 

    Herbert Diess (esquerda), CEO do Grupo Volkswagen e Bryan Salesky (direita), fundador da Argo AI
    Herbert Diess (esquerda), CEO do Grupo Volkswagen e Bryan Salesky (direita), fundador da Argo AI (Divulgação/Volkswagen)

    Assim como a Tesla, o objetivo do Grupo Volkswagen é oferecer um sistema que tenha uma direção leve e que se aproxime de um motorista humano. Ao menos 33 países estão envolvidos com o projeto e focados no desenvolvimento do software. 

    Prever o comportamento de objetos, pedestres e até ciclistas não é tarefa fácil, ainda mais para uma máquina autônoma. O CEO da Argo AI disse que toda vez que o protótipo é testado eles descobrem novas situações nas quais o sistema ainda precisa aprender a reconhecer e saber como reagir.

    VW ID.Buzz autônoma de teste vista de lado
    A intenção da Argo AI é realizar múltiplas parcerias para ultrapassar outras empresas no ramo, como a Tesla (Divulgação/Volkswagen)

    Apesar da constante necessidade de evolução, Salensky afirma que, quando pronto, o software permitirá que o modelo rode sem GPS. Além disso, ele confirmou que o sistema pode se adaptar a novas infraestruturas no futuro, já que esse é um dos objetivos das marcas. 

    A Argo tem feito parcerias com várias empresas para desenvolver cada vez mais o seu sistema de direção autônoma. A intenção é que os diferentes projetos ofereçam uma vantagem competitiva contra rivais como a Cruise AV, MobilEye e a própria Tesla

    VW ID.Buzz autônoma de teste vista 3/4 de frente
    A Argo AI utiliza módulos LIDAR, câmeras, sensores de radar e um computador dentro do veículo para monitorar as situações do trânsito e tráfego (Divulgação/Volkswagen)

    Ao longo do evento, Salensky afirmou que alguns protótipos da nova Kombi terão que começar a rodar pelas ruas para adquirir dados para serem analisados. Quanto maior a quilometragem, mais dados são captados e o sistema se torna mais completo. 

    Ainda não há data definida para que a ID.Buzz autônoma seja utilizada nas ruas, mas a VW planeja liberar uma frota para testes em Munique nos próximos meses. A meta principal é colocar estes veículos em teste a partir de 2025, a começar pela cidade de Hamburgo.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
    Clique e Assine
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.