Com a nacionalização completa do “primo” Audi A3 Sedan, chegou a vez de o VW Golf se tornar brasileiro. Produzido na fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais (PR), o modelo passou pela chamada “tropicalização”, ganhando novas versões de entrada com motor menor e mecânica mais simples. Apesar disso, os preços subiram: agora com motor 1.6 MSI, o hatch parte de R$ 74.590, ante os R$ 76.790 cobrados anteriormente, quando o modelo era equipado com motor 1.4 TSI já na versão mais barata. O GTI também passou a ser feito no Brasil, partindo agora de R$ 117.690. As vendas começam em fevereiro.
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Sem mudanças visuais, o Golf tem conjunto mecânico mais simples, porém ficou mais equipado. A grande perda é a adoção da suspensão por eixo de torção, ante a multilink dos modelos importados, e do câmbio tiptronic, que deixou de lado a DSG de dupla embreagem. Ambos os componentes, porém, permanecem na versão GTI.
Desde a versão de entrada Comfortline, o modelo agora traz sete airbags, sistema ISOFIX, faróis de neblina com luz de conversão, controle de estabilidade e tração, controle eletrônico do diferencial, freios com sistema de frenagem automática pós-colisão, ar-condicionado, direção elétrica, retrovisores externos com ajustes elétricos e aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e central multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque.
Por R$ 74.590, o Golf Comfortline agora leva o motor 1.6 MSI flex presente no Fox, que entrega até 120 cv de potência e 16,8 mkgf de torque quanto abastecido com etanol. Com câmbio manual de cinco marchas, o modelo promete ir de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Já com câmbio automático de seis marchas e função Tiptronic, o 0 a 100 km/h sobe para 11,6 segundos e o preço para R$ 79.990. Vale destacar que a versão Comfortline com motor 1.4 TSI deixa de existir.
Acima, a Highline é exclusivamente equipada com motor 1.4 TSI de injeção direta que agora é flex e entrega 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, independentemente do combustível utilizado. O aumento de 10 cv em relação ao modelo importado se deve ao redimensionamento de pistões e anéis do motor, que passou a beber também etanol. Com câmbio manual de seis marchas, o modelo começa em R$ 91.290, enquanto com câmbio automático (também de seis marchas) sobe para R$ 96.690.
A respeito dos equipamentos, o Golf Highline adiciona à lista do Comfortline: lanternas em leds, sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, aletas para trocas de marcha atrás do volante (quando com câmbio automático), bancos revestidos em couro e sistema Start-Stop.
Entre os opcionais estão faróis de xenônio com leds, sistema de seleção do perfil de condução (Normal, Eco, Sport e Individual), piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, sistema de monitoramento frontal, assistente de luz alta nos faróis e estacionamento semi-autônomo (park assist).
Embora com volume menor de vendas, o Golf GTI também passou a ser fabricado por aqui. Por R$ 117.690, o esportivo mantém a suspensão multilink e o câmbio DSG de seis velocidades. O motor também é o mesmo 2.0 TSI de 220 cv de potência e 35,7 mkgf de torque abastecido unicamente a gasolina, resultando em um 0 a 100 km/h, segundo a Volkswagen, em 7,2 segundos. As novidades ficam por conta das novas rodas Austin, de 18 polegadas e com acabamento cromado, e do sistema de som Fender de alta fidelidade.
Golf Comfortline 1.6 MSI manual | R$ 74.590 |
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Golf Comfortline 1.6 MSI automático | R$ 79.990 |
Golf Highline 1.4 TSI manual | R$ 91.290 |
Golf Highline 1.4 TSI automático | R$ 96.690 |
Golf GTI 2.0 TSI automático | R$ 117.690 |