Esta Kombi elétrica tem 50 anos e foi criada pela própria Volkswagen
Muito antes da corrida pelos elétricos do século XXI, clássica minivan teve sua versão elétrica de apenas 22 cv e que sequer chegava a 100 km/h
![Kombi elétrica 1 kombi](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-1-e1582327810670.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volkswagen faz questão de dizer que entrou em uma nova era com a família de carros elétricos ID. lançada na Europa em 2019 com o hatch ID.3. E a estreia da versão de produção da Kombi elétrica, a ID.BUZZ, nos próximos dias será um ponto alto dessa nova empreitada.
Pouca gente sabe, porém, que vem de longe a história da Volkswagen com veículos movidos a eletricidade. E o primeiro modelo elétrico foi justamente a veterana Kombi, usada como experimento de uma divisão criada na matriz em Wolfsburg, na Alemanha, na década de 1970.
![Kombi elétrica 4 kombi elétrica](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 1972, um protótipo baseado na segunda geração da Kombi (chamada de T2 na Europa e EUA) foi apresentado como alternativa aos veículos comerciais movidos a combustão.
Pouco depois, a Volkswagen produziu uma pequena frota experimental do modelo nas configurações de carga e passageiros.
![Kombi elétrica 7 kombi elétrica](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A prefeitura de Berlim adquiriu sete unidades, incluindo o exemplar das fotos, feito em 1972 e licenciado somente em abril de 1978 para ser usado pelo Departamento de Água e Esgoto da capital alemã.
![Kombi elétrica 2 kombi elétrica](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Devido à enorme bateria de 880 quilos e 21.1 kWh de capacidade, a Kombi elétrica pesa impressionantes 2.170 kg – quase uma tonelada a mais que um modelo convencional a combustão. A autonomia era de 85 quilômetros.
![volkswagen typ 2 elektro-transporter volkswagen typ 2 elektro-transporter](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/3549-79-CRZ1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um motor elétrico Bosch instalado no lugar do boxer (cilindros opostos) movido a gasolina entregava constantes 22 cv, mas podia gerar um pico de 44 cv de potência e 16 kgfm de torque. Números suficientes para atingir velocidade máxima de 75 km/h.
![Kombi elétrica 6 kombi elétrica](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na época, a bateria tinha de ser retirada do veículo para ser recarregada em uma estação da empresa produtora e fornecedora de energia RWE. A operação levava cinco minutos.
![volkswagen typ 2 elektro-transporter volkswagen typ 2 elektro-transporter](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/3548-79-top-CRZ1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas também era possível recarregar a bateria por meio de um conector localizado na traseira. Apesar de ser um veículo elétrico antigo, a Kombi já contava com um sistema regenerativo, que recupera parte da energia nas frenagens.
VW ID.BUZZ
![ID.BUZZ ID.Buzz vista 3/4 de frente com camuflagem leve e colorida](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/ID.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Versão moderna, tecnológica e elétrica da velha Kombi, a Volkswagen ID.Buzz está quase pronta para ser revelada ao público. O modelo, que já foi antecipado por vários carros-conceito (que até pudemos dirigir), será apresentado oficialmente no dia 9 de março.
Com a proximidade da data, está cada vez mais comum ver o modelo com sua camuflagem arco-íris circulando em vias públicas dos países em que será vendido.
![idbuzz_4 id BUZZ FLAGRA](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/idbuzz_4-e1643391778619.webp?&w=1024&crop=1)
Pelas imagens, podemos ver que se trata da versão de passageiros da “Kombi elétrica”, que contará também com uma versão furgão. O interior é colorido, com detalhes em laranja bem vivo nas portas e no porta-malas e um tom pastel no estofado dos bancos.
Informações sobre o trem-de-força ainda não foram reveladas, mas especula-se que ele terá duas motorizações distintas: uma de 203 cv e outra com 369 cv. Mesmo sendo feito sob a mesma plataforma MEB dos outros ID, acredita-se que o ID.Buzz terá a bateria mais avantajada da família, com aproximadamente 111 kWh. Já a autonomia deve ser de no mínimo 420 km, podendo chegar próxima aos 600 km na variante mais potente.
![idbuzz_6 volante ID Buzz](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/idbuzz_6-e1643391830684.webp?&w=1024&crop=1)
Há alguns anos a Volkswagen traçou planos para importar a nova Kombi elétrica para o Brasil em 2023, exatamente dez anos depois do fim da produção da Kombi original. Chegará importada, seguindo os passos dos elétricos ID.3 e ID.4, previstos para o Brasil neste ano.