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VW Nivus mais barato da Argentina tem motor do Up! e passa de R$ 160.000

Nova versão de entrada do Nivus argentino é feita no Brasil, usa motor turbo de 95 cv e custa mais do que o T-Cross Highline do nosso país

Por Eduardo Passos
Atualizado em 31 jan 2022, 14h32 - Publicado em 31 jan 2022, 13h30
Volkswagen Nivus 170 TSI será o Nivus mais barato da Argentina — por R$ 160.000 na conversão direta (Reprodução/Volkswagen)
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A Volkswagen acaba de lançar uma nova versão de entrada do Nivus, com motor de Up! e preço mais baixo. O Nivus 170 TSI estreia na Argentina, mas é importado do Brasil, onde já havia sido flagrado em testes.

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No SUV compacto, o motor do saudoso Up! ficou menos potente, com 95 cv sempre a gasolina. Curiosamente, o torque aumentou, igualando os 16,8 kgfm que o 1.0 de três cilindros rendia a álcool no Brasil.

Enquanto no Brasil o câmbio manual está saindo de cena e nunca esteve disponível para o Nivus, ele é a única opção do Nivus 170 TSI, que usa transmissão de cinco marchas fabricada na Argentina.

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A versão Speed Up! vem sempre com o cobiçado motor TSI
Up! TSI brasileiro tem 10 cv a mais em relação ao Nivus argentino, que usa o mesmo motor (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Vendendo mais que o T-Cross no país, o rival do Fiat Pulse também perdeu freios a disco na traseira, mas manteve os seis airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Menos tecnológico, o Nivus com motor de Up! não vem com controle de cruzeiro e frenagem autônoma de emergência. A central multimídia é a mesma do Nivus Comfortline brasileiro, que se difere da versão de entrada argentina na oferta de portas USB traseiras e apoio de braço.

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Interior do novo Nivus 170 TSI
Interior do novo Nivus 170 TSI (Reprodução/Volkswagen)

Tendência oposta

Só em 2022, modelos como o Renault Kwid e Toyota Yaris já reforçaram a tendência de acabar com as versões mais baratas, com poucas vendas. Em movimento oposto, a Volkswagen argentina passa a vender o Nivus 170 TSI a cerca de 3,1 milhões de pesos — cerca de R$ 10.000 mais barato que o então modelo de entrada, na conversão direta.

Não quer dizer que o Nivus de entrada seja mais barato: na verdade, seu preço equivale a R$ 160.000, mais caro que um T-Cross Highline 1.4 TSI no Brasil (R$ 158.150).

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Com a versão mais cara do Nivus superando 4,7 milhões de pesos (aproximadamente R$ 240.000), a Volkswagen parece preocupada em tornar seus carros mais acessível ao consumidor, com versões “que se adaptam a todos os clientes”, disse Thomas Owsianski, presidente da sucursal hermana da montadora.

Só o eixo dianteiro do Nivus 170 TSI usa freios a disco
Só o eixo dianteiro do Nivus 170 TSI usa freios a disco (Reprodução/Volkswagen)

No mercado local, o SUV passa a contar com o dobro de versões do Brasil, com os Nivus Comfortline, Highline e Highline Hero completando o catálogo. Todas as três utilizam o mesmo motor 1.0 que, no Brasil, atinge 128 cv a álcool.

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Versões Preço em reais (conversão direta)
Nivus 170 TSI MT R$ 160.701,22
Nivus Comfortline 200 TSI AT R$ 171.464,29
Nivus Highline 200 TSI AT R$ 236.492,35
Nivus Highline Hero 200 TSI AT R$ 240.216,84

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