Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

VW Nivus será revelado dia 28, mas produção só começa mesmo em junho

SUV cupê derivado do Polo chega para ficar entre o hatch e o T-Cross, e ajudar a VW a estancar o prejuízo proporcionado pela crise do coronavírus

Por Leonardo Felix
22 Maio 2020, 11h56
Nivus-frente_amarelo (1)
Projeção do canal OverBoost BR antecipa o Nivus, que estreia ainda neste semestre (Renato Aspromonte/Reprodução)

A Volkswagen já definiu uma data para fazer a revelação mundial – e completa, já que alguns teasers já dão uma boa ideia de como o modelo será – do Nivus.

O SUV cupê derivado do Polo será devidamente apresentado ao público brasileiro no fim da manhã da próxima quinta-feira (28).

Entretanto, a produção em série do modelo, criado no Brasil usando a plataforma modular MQB A0 e boa parte da estrutura do hatchback, só começará em junho.

QUATRO RODAS apurou que a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde o Nivus será produzido, será reaberta no dia 1º do próximo mês.

Continua após a publicidade

É a data mínima estabelecida pelo governo estadual de São Paulo para o reinício das atividades não essenciais no estado.

Projeção VW Nivus
Nivus é a grande aposta da marca para retomar vendas mais rapidamente (Overboost BR/Reprodução)

O reinício será em apenas um turno. Uma semana depois, no dia 8, a linha volta a operar em dois turnos, dando enfim início ao fabrico do SUV cupê em ritmo mais acelerado para abastecer a venda em série.

Assim, o modelo deve efetivamente começar a ser comercializado na segunda quinzena de junho ou no decorrer do mês de julho. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a marca apostará em vendas digitais e concessionárias higienizadas para emplacá-lo.

Continua após a publicidade
VW Play – central do VW Nivus
Cabine do Nivus será praticamente idêntica à do Polo (Reprodução/Volkswagen)

Conforme nossa reportagem vem noticiando desde meados do ano passado, quando descobriu em primeira mão o desenvolvimento do projeto, o Nivus terá carroceria estilo cupê, com balanços dianteiro e traseiro exclusivos.

No entanto, preservará cabine, portas laterais, colunas A e B, teto, para-brisa, caixas de roda e os 2,56 m de entre-eixos do Polo. Capô e para-lamas herdarão alguns dos recortes já vistos no hatchback, mas com formatos próprios.

VW Nivus vs T-Cross
Dimensões do Nivus (acima) vs as do T-Cross (abaixo) (Arte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Também conforme noticiamos com exclusividade, o Nivus será vendido no Brasil inicialmente em duas versões, Comfortline e Highline, com uma futura opção voltada ao público PcD.

Todas as suas variantes serão equipadas com motor 1.0 três-cilindros turbo flex de injeção direta com 128 cv e 20,4 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas. Os preços ficarão entre R$ 70.000 e R$ 100.000.

vw-nivus-5_1
Volante herdado do Golf 8 fará sua estreia entre os VW nacionais (Divulgação/Quatro Rodas)

Segundo já divulgado pela VW, o Nivus medirá 4,27 m de comprimento e 1,49 m de altura, contra 4,06 m e 1,47 m do Polo e 4,20 m e 1,57 m do T-Cross, respectivamente. Ou seja: será mais baixo, mas mais comprido que o SUV.

Continua após a publicidade

Isso acontece por conta do balanço traseiro bem estendido, em 85,6 cm, ante 73,1 cm do T-Cross. Como consequência, seu porta-malas é de 415 l, 32 l a mais que o oferecido pelo utilitário esportivo convencional.

Já em relação ao Polo, o Nivus ganha 2,75 cm em vão livre do solo, sendo 1 cm extra proporcionado pelas suspensões mais elevadas e outro 1,75 cm por conta dos pneus com o mesmo diâmetro do T-Cross.

VW Nivus será revelado dia 28, mas produção só começa mesmo em junho
Nivus também estreará o novo logotipo da VW no Brasil (Divulgação/Quatro Rodas)

Sua largura ainda não foi revelada, mas o uso de molduras nas laterais deve deixá-lo ligeiramente mais largo do que o 1,75 m do Polo, aproximando-se do 1,76 m do T-Cross.

Continua após a publicidade

Na lista de equipamentos estarão itens inéditos na gama de nacionais da Volkswagen, como ACC com frenagem autônoma emergencial e alerta de permanência em faixa, faróis full-led e central multimídia de 10,1 polegadas com tela capacitiva, loja de aplicativos e internet.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa732-1-e1585147347794

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.