Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW Nivus vs Polo e T-Cross: as diferenças de dimensões e espaço interno

Medições exclusivas de QUATRO RODAS mostram onde estão as diferenças de espaço entre os três modelos criados sobre a plataforma MQB

Por Henrique Rodriguez e Leonardo Barboza
30 Maio 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar de receber parte da estrutura do Polo, Nivus ganha faróis, grade e para-choque inéditos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VW Nivus vs Polo e T-Cross: as diferenças de dimensões e espaço interno
    Apesar de receber parte da estrutura do Polo, Nivus ganha faróis, grade e para-choque inéditos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Nivus é um Polão ou uma alternativa mais compacta ao T-Cross?

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    QUATRO RODAS realizou, com exclusividade, medições do espaço interno dos três compactos da Volkswagen e revela em quais dimensões cada modelo leva vantagem.

    Dimensões VW Nivus
    (Arte/Quatro Rodas)

    Distância do volante ao encosto: 54 cm
    Assoalho ao assento: 32 cm dianteiro e 37 cm traseiro
    Espaço para os joelhos: 19 cm
    Profundidade dos assentos: 51 cm dianteiro e  47 cm traseiro
    Distância do assento ao pedal: 49 cm

     

    Dimensões VW Polo

    Distância do volante ao encosto: 54 cm
    Assoalho ao assento: 32 cm dianteiro e 36 cm traseiro
    Espaço para os joelhos: 19 cm
    Profundidade dos assentos: 51 cm dianteiro e  47 cm traseiro
    Distância do assento ao pedal: 49 cm

    Dimensões VW T-Cross
    (Arte/Quatro Rodas)

    Distância do volante ao encosto: 54 cm
    Assoalho ao assento: 34 cm dianteiro e 40 cm traseiro
    Espaço para os joelhos: 24 cm
    Profundidade dos assentos: 53 cm dianteiro e  48 cm traseiro
    Distância do assento ao pedal: 49 cm

    Continua após a publicidade

    Por conta do compartilhamento da plataforma MQB A0, praticamente todas as dimensões da dianteira são iguais. É o caso do espaço para as pernas e cabeça do motorista e da distância do encosto para o volante.

    Com mesmas portas, teto e para-brisas, Polo e Nivus são realmente muito semelhantes por dentro. O espaço para os ocupantes é idêntico nos dois carros, com a única singularidade de o Nivus ter assento traseiro 1 cm mais alto.

    VW Nivus Highline 200 TSI
    Nivus tem o mesmo espaço dianteiro que um Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A despeito da suspensão elevada em 2,7 cm e do rack no teto, o Nivus é apenas 2,5 cm mais alto que o Polo e 10 cm mais baixo que um T-Cross. A suspensão do T-Cross é somente 1,5 cm mais alta que a do Nivus.

    Contudo, o T-Cross tem assentos mais elevados. O dianteiro é 2 cm mais alto e o traseiro, até 4 cm, o que melhora a visibilidade de quem viaja no banco de trás do SUV compacto.

    Por isso, também, a vantagem no espaço para a cabeça no banco traseiro é de apenas 1 cm.

    Continua após a publicidade
    VW Nivus Highline 200 TSI
    Banco traseiro do Nivus é apenas 1 cm mais alto que o do Polo, mas espaço para a cabeça é o mesmo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O entre-eixos 9 cm mais longo resulta em 5 cm a mais de vão para as pernas no banco traseiro no T-Cross na comparação com Polo e Nivus. Já a cabine é 3 cm mais larga na dianteira.

    Na largura externa, o Nivus tem ganho de 0,6 cm na comparação com o Polo por conta das molduras das caixas de roda. Mas a distância entre as portas dianteiras é a mesma.

    Já o 0,1 cm a mais no entre-eixos vem da geometria de suspensão exclusiva, que também a deixa 1 cm mais alta que a do hatch.

    VW Nivus Highline 200 TSI
    Porta-malas do Nivus não tem sistema SAVE, que divide o compartimento em dois andares (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas boa parte dos 20,9 cm a mais no comprimento (6,7 cm de vantagem na comparação com o T-Cross) estão concentrados no balanço traseiro.

    É por isso que, além de ser o mais comprido dos três, o Nivus tem o maior porta-malas, de 415 litros. Contudo, o compartimento não é dividido em dois níveis como nos irmãos.

    Continua após a publicidade

    Vale notar que até mesmo o assoalho traseiro do Nivus é diferente. O estepe foi deslocado ao máximo para a extremidade traseira do carro, de forma a contribuir com uma melhor distribuição de peso.

    Estepe VW Nivus
    Assoalho do porta-malas muda completamente no Nivus (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Por falar em peso, o Nivus Highline, que será o topo de linha do modelo, terá 1.199 kg. Um Polo Highline tem 1.147 kg e o T-Cross Comfortline 1.252 kg.

    Assim, o Nivus fica praticamente encravado em meio aos dois irmãos, sendo 52 kg mais pesado que o Polo e 53 kg mais leve que um T-Cross com o mesmo motor 1.0 TSI.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa edição de maio – 733

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.