VW Polo 1.6 automático está mais barato que o 1.6 manual. Por quê?
Marca adota estratégia pouco usual de posicionar a configuração automática em valor de saída abaixo da manual. Destrinchamos os pacotes para entender
Já faz alguns meses que a Volkswagen promoveu mudanças na gama do hatch Polo.
Uma delas foi equipar a versão de topo Highline com quadro de instrumentos 100% digital de série, em espécie de preparativo para a chegada do SUV cupê Nivus, que também trará o item como equipamento de fábrica em mais de uma versão.
Outra curiosidade foi um reposicionamento das versões intermediárias 1.6 MSI com câmbio manual ou automático de seis marchas. De modo surpreendente, a configuração manual tem preço de saída mais elevado.
Não acredita? Basta entrar no site oficial da marca alemã para constatar: enquanto o Polo 1.6 MSI automático sai por R$ 65.990, o manual custa R$ 66.290, uma diferença de R$ 300.
Para entender esta estratégia, que parece pouco lógica, precisamos seguir em frente na configuração para constatar: o Polo 1.6 manual traz de série equipamentos que são opcionais no automático.
Estamos falando dos sensores de estacionamento traseiros, das rodas de liga leve aro 15 e da central multimídia Composition Touch, com tela tátil de 6,5 polegadas e projeção de celulares via Android Auto e Apple CarPlay.
No Polo 1.6 automático, todos esses itens fazem parte de um pacote chamado Interatividade, que cobra R$ 3.140 extras. Ou seja: para esta configuração vir tão bem equipada quanto a manual, o valor total será R$ 69.130.
Ou seja: efetivamente, o câmbio automático exige R$ 2.840 a mais no Polo 1.6 MSI, equipado sempre com motor quatro-cilindros naturalmente aspirado flex de 117 cv.
De fábrica, ambos trazem controle de estabilidade e tração com assistente de rampa, quatro airbags, chave canivete, alarme, ar manual, banco do motorista com regulagem de altura, trio elétrico, direção elétrica, volante multifuncional com ajusta de altura e profundidade, retrovisor direito com tilt-down, vidros dianteiros com one-touch e bancos revestidos com tecido.
A versão automática vem de modo padrão com rodas de aço com calota aro 15 e um sistema de rádio mais simples, mas já traz manopla de câmbio revestida de couro.
Outra novidade é que as pinturas vermelha e azul agora só existem no esportivo GTS. As demais versões do Polo estão oferecendo apenas quatro opções na paleta: preto ou branco sólidos; prata ou cinza metálicos.
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