Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

VW Polo Track estreia em fevereiro com alma e preço do Gol 1.0: R$ 79.990

Futuro carro mais barato da Volkswagen no Brasil já está em pré-venda e parte dos R$ 79.990, mas ficará mais pelado no futuro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 nov 2022, 09h13 - Publicado em 11 nov 2022, 09h00
NOVO VW POLO TRACK 2023
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

O próximo carro mais barato da Volkswagen no Brasil já está eleito. É o VW Polo Track, que só tomará posse, ou melhor, será lançado em fevereiro de 2023. A inédita versão de entrada do Polo está entrando em pré-venda agora com preço inicial de R$ 79.990.

É fato que o legado deixado deixado pelo VW Gol, que deixará o cargo em dezembro, terá continuidade. O preço de tabela, por exemplo, é o mesmo de um Gol 1.0 (que parte dos R$ 78.160) com a adição de rádio, alto falantes dianteiros e rodas de aço aro 15. A diferença é que faz muito tempo que o Gol não é vendido pelo preço de tabela nas lojas.

VW Polo Track estreia em fevereiro com alma e preço do Gol 1.0: R$ 79.990
(Divulgação/Volkswagen)

O Polo Track ainda entrega mais: tem quatro alto falantes, quatro airbags, controles de tração e estabilidade, e hill holder, itens que o Gol não tem. Uma versão sem rádio será lançada futuramente. Mesmo assim, ainda é consideravelmente maior (são 2,56 m de entre-eixos contra 2,46 m) que um Gol.

Compartilhe essa matéria via:

Não é difícil, porém, entender o exercício que a Volkswagen fez para conseguiu criar uma versão ainda mais simples do Polo.

O que o Polo Track não tem?

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Ele não segue o visual das outras versões, que acabam de receber a mesma frente do Polo vendido na Europa.

O Polo Track tem para-choque dianteiro exclusivo, com uma enorme entrada de ar inferior de plástico sem pintura (assim como sua grade). Seus faróis têm o mesmo formato do antigo Polo, a diferença é que é monoparábola e há uma placa cromada na parte superior e não tem luzes de led como as versões acima dele (o Polo 1.0 MPI custa R$ 82.990). Então não tem o mesmo ganho de iluminação capaz de compensar a ausência de faróis de neblina.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Na lateral, retrovisores e maçanetas não são pintados, mas as calotas exclusivas têm pintura na cor preta. A traseira tem as novas lanternas acinzentadas das outras versões do Polo, um para-choque com relevos base para evocar alguma atitude aventureira e o nome “Track” em um adesivo no meio da tampa. E só.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Por dentro, a forração dos bancos é exclusiva, com detalhes na cor cinza e costuras contrastantes no tecido. A faixa central no painel tem elementos em alto relevo e as portas tem uma parte em tom de cinza mais claro na área do braço.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Além disso, é o único Polo sem central multimídia de série. Um aparelho com tela de 9 polegadas compatível com o volante multifucional será vendido como acessório nas concessionárias, assim como o sensor de estacionamento traseiro. E mesmo com a ausência de central a VW preferiu não manter o suporte de celular no topo do painel nesta versão, para evitar roubos no trânsito.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

A diferença de exatos R$ 3.000 para o Polo 1.0 MPI para por aqui. Os dois carros têm faltas em comum, como a de espelho no parassol do motorista, da luz de leitura dianteira (tem apenas uma luz sem foco), do USB traseiro e também dos vidros elétricos traseiros.

Continua após a publicidade
NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

O motor é o três-cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto do Polo MPI, que também equipa os últimos Gol.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Um fato é que o Volkswagen Polo Track é mais simples e básico, e tenta transmitir alguma robustez também pensando em frotistas e locadoras. Afinal, faz muito tempo que estes vinham sendo os principais compradores do Gol. Quem buscava algo mais, como uma central multimídia, já migrava para o Polo.

Continua após a publicidade

Casa própria

A fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) está encarregada de produzir os Gol e Voyage até o final de dezembro, enquanto a fabricante finaliza os últimos detalhes para o início da produção do Polo Track a partir de janeiro. O modelo já havia tomado a parte da linha correspondente ao Up!, que saiu de linha em 2021.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Acontece que a fábrica de Taubaté é a última da Volkswagen nas Américas a ser adaptada para a plataforma MQB, o que exigiu um grande esforço e investimentos nos últimos anos. Houve a instalação de 80 novos robôs e a instalação de maquinário de solta a laser tri-focal para fazer a solda do teto com as laterais.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

De acordo com a Volks, a capacidade da fábrica de Taubaté foi ampliada em 33% e receberá novos modelos baseados na MQB até 2026, quando se encerra o atual ciclo de investimentos da empresa, que corresponde a R$ 7 bilhões. Pelo menos um deles será um SUV de entrada.

Continua após a publicidade

A unidade também ficará encarregada de fazer a estamparia de todas versões do Polo, já que as demais são fabricadas em São Bernardo do Campo (SP).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.