Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

VW Taos Comfortline: destrinchamos a versão básica do novo SUV médio

"Esquecida" pela Volkswagen, versão de R$ 154.990 do SUV tem mecânica igual, pouco menos de tecnologia e estilo sóbrio. Vale a economia?

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 jun 2021, 16h25 - Publicado em 3 jun 2021, 16h17
Volkswagen Taos Comfortline Prata Pyrit Metálico (6)
(Reprodução/Volkswagen)

No último dia 27 a Volkswagen lançou seu novo SUV médio, pronto para brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, entre outros SUVs médios vendidos no Brasil.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Fabricado na Argentina, o VW Taos será importado inicialmente em duas versões, além de uma edição limitada de lançamento. Além disso, há possibilidades de que variantes off-road e esportiva do utilitário sejam vendidas em breve.

Volkswagen-Taos-Comfortline-Prata-Pyrit-Metalico
(Reprodução/Volkswagen)

Mesmo em duas versões, a Volkswagen deu extenso foco ao Taos mais caro, de modo que QUATRO RODAS fez o caminho inverso para destrinchar o que vem (e o que não vem) na versão Comfortline.

Continua após a publicidade

 

Volkswagen Taos
Volkswagen deu bastante atenção ao Taos Highline (foto). Mas e a versão básica do SUV? (Divulgação/Volkswagen)

O Volkswagen Taos Comfortline

O Taos Comfortline repete nomenclatura comum às versões de entrada da Volkswagen. O utilitário, neste nível, parte de R$ 154.990 e tem conjunto mecânico comum ao Taos Highline, de R$ 181.790. 

O motor é o conhecido 1.4 TSI (turbo com injeção direta) flex, de 150 cv e 25,5 kgfm. A fabricante declara tempo de 9,3 s para ir de 0 a 100 km/h. Completando, há transmissão automática de seis marchas e sempre tração dianteira.

Continua após a publicidade

Por fora as diferenças são principalmente estéticas, e só no Highline há o Bege Mojawe, que serve como cor de lançamento do carro (e pode ser combinado com teto preto) e o Azul Atlantic. O kit de lançamento do Taos também só pode ser acrescentado ao topo-de-linha, de modo que, nem pagando, proprietários do Comfortline podem adquirir rodas em preto, sistema de som Beats com oito alto-falantes e subwoofer e pintura em bicolor.

O Comfortline, por sua vez, está disponível apenas nas cores Cinza Indium, Prata Pyrit, Preto Mystic e Branco Puro.

Volkswagen Taos Comfortline Painel
Interior do Taos Comfortline é mais simples em aspectos como o cluster de instrumentos, cor dos frisos e textura dos pedais (Reprodução/Volkswagen)

Tecnologia também entra na conta, e só no Taos Highline a moderna iluminação IQ.Light é utilizada. Por mais que ambos os modelos compartilhem central multimídia idêntica, a VW Play, o quadro de instrumentos digital do Comfortline é menor, com apenas 8”, contra 10,25” do instalado no SUV de topo. Outras comodidades como retrovisores aquecíveis e teto solar também estão fora do alcance da versão básica.

Continua após a publicidade

Itens de série do Volkswagen Taos Comfortline:

  • Ar-condicionado “Climatronic” com duas zonas.
  • Assistente para partida em subida
  • Carregamento de celular por indução
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR)
  • Faróis e DRLs em led, com sensores de luz e chuva
  • Painel de instrumentos digital de 8 polegadas
  • Sistema multimídia “VW Play” em tela de 10 polegadas com resolução de 1480 x 720
  • Câmera de ré
  • Volante multifuncional em couro com shift paddles
  • Seis airbags (dois frontais com desativação do passageiro, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina)
  • Seis alto-falantes
  • Alerta sonoro e visual de não-utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
  • Controle de desgaste das pastilhas de freio
  • Detector de fadiga
  • Descansa-braços central na frente com porta-objetos, saída traseira do ar-condicionado
  • Três entradas USB-C
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
  • Freio de estacionamento eletromecânico
  • Indicador de controle de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão
  • Regulagem do facho do farol
  • Rodas de liga leve de aro 18 com design autoral “Logomera”
  • Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem
  • Tomada de 12 volts no porta-malas e no console central
  • Porta-luvas iluminado e refrigerado

Itens opcionais do Volkswagen Taos Comfortline:

“Mais barato” não é sinônimo de “barato”, mas nem por isso a Volkswagen deixa de cobrar por vários equipamentos do SUV. É o caso da pintura, na qual apenas uma cor é “grátis” enquanto as outras três são aplicadas mediante pagamento extra.

Volkswagen Taos Comfortline bancos de série
De série, Taos Comfortline vem com bancos de tecido (Reprodução/Volkswagen)

Curiosamente, a pintura sem custos adicionais é o perolizado em Preto Mystic. Já as metálicas Cinza Indium e Prata Pyrit custam R$ 1.410 cada, ao passo que a sólida Branco Puro sai por R$ 595.

Internamente não há muitas possibilidades de personalização. E, quando existem, vêm em pacotes que não são vendidos separadamente. Exemplo é o estofamento dos bancos: de série, o Taos Highline é equipado com bancos de tecido em dois tons. 

Continua após a publicidade
Volkswagen Taos Comfortline bancos de couro
Bancos de couro só vêm adquirindo todo o pacote Conforto (Reprodução/Volkswagen)

Caso deseje bancos de couro, é necessário adquirir todo o pacote Conforto, cotado em R$ 5.420 e composto por:

  • Revestimento parcial em couro Tropix com superfície perfurada para ventilação
  • Sistema de aquecimento dos bancos dianteiros
  • Ajuste elétrico de altura do banco do motorista
  • Ajuste manual de altura do banco do passageiros

Tal como o estofamento, todas as outras comodidades do pacote Conforto não são vendidas à parte. O mesmo vale para o pacote Segurança, que adiciona, por R$ 4.790, três equipamentos de segurança avançada:

Continua após a publicidade
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Detector de pedestre

Ficha técnica do Volkswagen Taos Comfortline 250 TSI:

  • Preço-base: R$ 154.990
  • Opcionais: pintura sólida (R$ 595), pintura metálica (R$ 1.410), pacote Conforto (R$ 5.420), pacote Segurança (R$ 4.790).
  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, injeção direta, 1.395 cm³, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm.
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira.
  • Velocidade máxima: 194 km/h.
  • 0 a 100 km/h: 9,3 s.
  • Direção: elétrica.
  • Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira).
  • Freios: disco ventilado (dianteira), sólido (traseira).
  • Pneus: 215/55 R18.
  • Peso: 1.420 kg.
  • Carga útil máxima: 470 kg
  • Dimensões: comprimento, 446,1 cm; largura, 209,7 cm; altura, 163,6; entre-eixos, 268 cm; porta-malas, 498 l; tanque de combustível, 51 l.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.