Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

VW Taos tem solução para iPhone 12 sem carregador e mais itens atraentes

Imagens divulgadas pela Volkswagen revelam alguns detalhes do SUV médio que merecem destaque e dizem muito sobre o que está por vir

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 nov 2020, 01h33 - Publicado em 14 out 2020, 13h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • taos
    SUV médio, VW Taos só chega ao Brasil no segundo trimestre de 2021 (Divulgação/Volkswagen)

    Revelado na noite desta terça-feira (13), o Volkswagen Taos chega no segundo trimestre de 2021 ao Brasil cobiçando parte das vendas das versões a gasolina do Jeep Compass.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

    Há toda uma sorte de equipamentos para ajudá-lo nesta meta, como piloto automático adaptativo, radar detector de pedestres, sistema de frenagem autônoma de emergência, detector de pontos cegos, sensor de tráfego traseiro e quadro de instrumentos digital.

    Nada foi dito sobre o que será equipamento de série ou opcional, nem quantas versões terá. O que se sabe é que o SUV médio será posicionado entre o T-Cross Highline 1.4 TSI (R$ 122.390) e o Tiguan Comfortline 250 TSI (R$ 173.410). Mas as imagens divulgadas pela Volks revelam muito mais do que o nome da versão topo de linha do Taos – Highline, como de praxe. 

    Só a versão brasileira tem trocas sequenciais no volante

    VW Taos trocas sequenciais
    Taos também terá o quadro de instrumentos digital lançado pelo Polo, e apenas a versão argentina tem modo seguencial no volante (Divulgação/Volkswagen)

    O VW Taos fabricado na Argentina é mais fraco que o fabricado no México, mas tem trocas sequenciais no volante. A versão mexicana, que será exportada para os Estados Unidos e Canadá, terá motorização mais moderna: o 1.5 TSI de 160 cv e câmbio automático de oito marchas. Por aqui, o SUV médio usará o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas.

    Continua após a publicidade

    Pelo menos duas portas USB-C

    Nenhum dos Volkswagen vendidos no Brasil hoje têm portas USB tipo C, menores, que permitem que o conector seja inserido dos dois lados e que também são mais rápidas na transferência de dados e na recarga de aparelhos. O Taos fará a estreia com pelo menos duas localizadas no nicho à frente da alavanca do câmbio.

    VW Taos ar-condicionado e usb-c
    Recorte mostra as duas portas USB-C e detalhes do ar-condicionado de duas zonas (Divulgação/Volkswagen)

    É uma ótima notícia para quem está interessado no novo iPhone 12. A nova geração do smartphone da Apple será vendido sem carregador de parede, apenas com um cabo USB-C, incompatível, portanto, com boa parte dos antigos carregadores de parede da fabricante. Quem tiver um Taos (ou algum carro de luxo mais recente) poderá recarregar o aparelho no carro sem problemas.

    Ainda não há como saber se o SUV médio terá portas USB convencionais (USB-A) em um possível porta-objetos central ou para os passageiros do banco de trás, porém. Nem confirmar a informação de que ele teria carregamento sem fio, por indução.

    Ar-condicionado dual zone

    Os comandos do ar-condicionado do VW Taos são os mesmos do Tiguan e que vieram do Golf. Há controles para duas zonas de temperatura e também telas de cristal líquido para informar a temperatura em cada uma delas.

    Continua após a publicidade

    Bancos aquecidos

    Na mesma área dos controles do ar-condicionado há botões para o sistema de aquecimento dos bancos dianteiros. É um equipamento mais útil na Argentina, mas que não deverá ser retirado. E também pode ser visto no Tiguan.

    Faróis direcionais do Golf

    VOLKSWAGEN TAOS 250TSI_MOJAVE_2021 (12)
    Faróis IQ.Light apareceram primeiro no Touareg e já estão no Golf 8 (Divulgação/Volkswagen)

    O grande destaque do Taos está nos faróis. Não por serem full-led, mas pela série de funções integradas a eles. O alcance é ampliado: no Touareg, passa de 150 metros (ou 230 no facho alto) para 550 m de alcance, além de ser mais largo (o que dispensa os faróis de neblina), além de sistema anti-ofuscamento multifunção (evita os carros em sentido contrário e também os na mesma direção) e de ter facho direcional. Chamados IQ.Light, esses faróis também estão no novo Golf. 

    Faixa macia ao toque e porta-objetos no painel

    VW Taos faixa de couro sintético
    Toda a área marrom na foto é macia ao toque (Divulgação/Volkswagen)

    As imagens do Taos divulgadas pela Volkswagen foram geradas digitalmente, mas já é possível notar que o painel dele não será todo de material macio ao toque como no Jeep Compass ou no próprio Tiguan. A parte superior do painel, assim como parte das portas são de plástico rígido.

    Continua após a publicidade

    Há uma faixa central de plástico brilhante, repetindo a linguagem dos últimos carros da marca e, logo abaixo, uma faixa de material sintético macio ao toque que continua nas portas. É o que aparenta ser a grande melhora no acabamento do Taos na comparação com o T-Cross.

    O Taos também não tem suporte de celular no topo do painel, como Polo, Virtus e Up!, mas ocupou o local com um porta-objetos que parece útil.

    Modo neve

    VOLKSWAGEN TAOS 250TSI_MOJAVE_2021 (11)
    Central VW Play de 10,25 polegadas exibe o modo neve no Taos (Divulgação/Volkswagen)

    Em uma das imagens da central multimídia é possível ver um floco de neve na central VW Play, que seria o acionamento do modo neve. Em geral, essa função força as saídas em segunda marcha e permitem que o conversor de torque escorregue mais, evitando que as rodas dianteiras destracionem em condição de baixa aderência.

    A VW também fez questão de mostrar que o Taos terá modos de condução, assim como a versão 1.4 TSI do T-Cross. O motorista pode escolher entre modos Normal, Eco, Sport e Individual (personalizável).

    Continua após a publicidade

    Start-stop redundante

    VW Taos freio de estacionamento eletrônico
    Há como desativar o start-stop na central ou em botão físico (Divulgação/Volkswagen)

    A central VW Play também tem botão para desativar o sistema start-stop. Mas também há um botão físico no console próprio para ele. A propósito, o outro botão é o comando do freio de estacionamento eletrônico que, assim como no Jeep Compass, não tem função auto-hold.

    Bicolor reforçado

    VOLKSWAGEN TAOS 250TSI_MOJAVE_2021 (1)
    Há plástico preto sem pintura ao redor de toda a carroceria (Divulgação/Volkswagen)

    A Volkswagen revelou o Taos na cor prata Mojave, também oferecida na Amarok (que, por sinal, é produzida na mesma fábrica). Ela reforça o teto pintado de preto e todos os apliques de plástico sem pintura que circundam a carroceria e que ganha destaque na frente do carro.

    Leds na grade

    VOLKSWAGEN TAOS 250TSI_MOJAVE_2021 (14)
    Barra central da grade não é cromada, mas iluminada por leds (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Há uma competição na dianteira do Taos entre a grande área com plástico preto brilhante e a barra de leds na grade interligando os faróis. Mas acreditamos que os leds têm maior probabilidade de serem replicados como acessórios para vários carros da marca futuramente.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 737 60 anos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.