Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

VW Tiguan R-Line

A esportividade do SUV fica só no nome e no visual

Por Vitor Matsubara | Fotos: Silvio Gioia
Atualizado em 9 nov 2016, 08h03 - Publicado em 14 dez 2012, 15h36
lancamentos

A letra R é usada para distinguir modelos esportivos da linha Volkswagen na Alemanha. Carros identificados com a consoante, como o cupê Scirocco, de 265 cv, têm sangue quente. Já a linha R-Line investe no visual diferenciado. É justamente desse último grupo que faz parte o Tiguan R-Line, segundo modelo da grife à venda no Brasil – o primeiro foi o Touareg. O SUV compacto será vendido com dois pacotes de equipamentos: o kit Exterior inclui rodas aro 18, para-choques exclusivos e aerofólio por 114 770 reais, enquanto o pacote Completo (que, apesar do nome, não traz todos os opcionais) contempla banco do motorista com ajustes elétricos, soleiras personalizadas, volante com paddle-shifts, pedais de alumínio e logotipos R-Line nos bancos e na grade frontal por 126 169 reais. Ainda que seja uma lista consistente, são quase 20000 reais a mais que a versão “normal” (106 421 reais).

Se por um lado o efeito R-Line é apenas cosmético, é curioso ver como o veículo aparenta ter suspensão mais baixa. A impressão é pura ilusão de óptica assinada pela área de design, que pintou os detalhes pretos da parte inferior dos para-choques da cor da carroceria para fazer o carro parecer mais próximo do chão. “Trata-se de um modelo com visual mais refinado, feito para quem gosta de ser notado”, afirma Axel Schröder, diretor de marketing da VW.

Nenhuma alteração foi realizada no motor 2.0 turbo, mas isso está longe de ser um problema. Os 200 cv dão conta do recado e a boa estabilidade nas curvas não é privilégio desta versão, uma vez que os pneus mais baixos (235/50 R18, ante os originais 235/55 R17) já eram oferecidos à parte na linha Tiguan.

A lista de opcionais inclui o Park Assist II (que estaciona o veículo sozinho em vagas paralelas e transversais), sensor de chuva, teto solar panorâmico, faróis bixenônio direcionais com leds e partida do motor sem chave. Com todos os itens, o SUV beira os 145000 reais, superando rivais prestigiados como BMW X1 xDrive 28i (129950 reais) e Audi Q3Attraction (149900 reais).

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Embora não seja barata, a versão esportiva é ideal para quem nunca pensou em colocar um SUV na lama.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.