Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

VW Up! e Fiat 500 podem ganhar sobrevida no Brasil, mas como elétricos

Orçamentos apertados e restrições às emissões farão marcas transformarem modelos de entrada em elétricos mais acessíveis

Por Thiago Silva, Igor Macario
Atualizado em 19 out 2020, 11h43 - Publicado em 19 out 2020, 07h09
VW Up! e Fiat 500 podem ganhar sobrevida no Brasil, mas como elétricos
Volkswagen e-Up! custa o equivalente a R$ 100 mil na Europa (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Pouco depois de um ano após confirmarmos que a VW pretende trazer modelos elétricos para o Brasil, os contornos da ofensiva elétrica da marca por aqui começam a se revelar. Ao que tudo indica, o Up! elétrico, muito elogiado pelo presidente da VW brasileira, Pablo Di Si, será mesmo o primeiro modelo do tipo a chegar por aqui.

Segundo informações do site Mobiauto, o e-Up! deverá chegar às ruas brasileiras em 2021. O modelo começou a ser testado na Argentina em agosto e, se a VW brasileira realmente for vender o modelo por aqui, deverá começar a trabalhar com o carro por aqui em breve.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5.90

Isso porque para ser vendido aqui, o e-Up! deverá passar por algumas adaptações, principalmente para circular em nossas vias, nem sempre tão bem cuidadas como as europeias. Por aqui, o preço pode rondar os R$ 100 mil, relativamente baixo para um elétrico.

Continua após a publicidade

traseira do e-up vermelho

“Adorei esse Up! elétrico. Em uma reunião hoje com meu time, falei que precisamos desse carro no Brasil, mas precisamos levantá-lo [as suspensões]”, nos disse Pablo Di Si no Salão de Frankfurt do ano passado.

E a vinda do Up! elétrico pode, inclusive, significar a sobrevivência do emblema por aqui. O Up! deixou de ser o Volkswagen mais barato na linha 2021 e agora só tem uma versão à venda e com futuro não muito promissor.

Continua após a publicidade

A tendência à eletrificação não é exclusividade do Up!. O Fiat 500 acaba de ser “reinventado” como um compacto totalmente elétrico, vem fazendo sucesso na Europa e indica que esta pode ser a saída para vários modelos pequenos no futuro.

Fiat-500_la_Prima-2021-elétrico-carregando
(Divulgação/Fiat)

O 500 elétrico, aliás, está previsto para chegar ao Brasil até 2021. O modelo foi amplamente renovado e tem motor elétrico de 118 cv. A autonomia  chega a 320 km. O preço na Europa ainda não foi revelado, mas certamente ele não será um carro barato.

Continua após a publicidade

Já a Renault revelou o Dacia Spring, baseado em ninguém menos que o nosso conhecido Kwid. O modelo foi mostrado como opção elétrica de entrada para o mercado europeu.

Com as marcas cada vez mais com a “corda no pescoço” desenvolver motores a combustão de pequeno porte, que sejam eficientes e estejam dentro das regras mais rígidas antipoluição vem ficando proibitivo por conta do custo. A alternativa é torná-los elétricos de uma vez.

Embora mais caros do que suas variantes a combustão, esses pequenos elétricos ainda são bem mais baratos do que modelos grandes, como Tesla ou Polestar. Na Alemanha, um e-Up! parte de 21.421 euros, quase rigorosamente metade do Tesla Model 3 mais barato, a 42.900 euros.

Continua após a publicidade

Claro, o Tesla é mais potente e tem autonomia bem maior, ainda que o e-Up! rode respeitáveis 260 km por recarga, além de mais luxuoso e cheio de tecnologia. Mas o compacto se coloca como uma opção mais em conta para deslocamentos urbanos num cenário de emissões cada vez mais restritas. E pode ser esse o caminho para elétricos mais baratos no Brasil.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_738_insta
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.