O Up inaugura uma nova seção em nosso site: o Carro da Semana. Apesar de ter sido lançado há um ano, apenas em fevereiro de 2015 é que o compacto finalmente conseguiu entrar no grupo dos 10 modelos mais vendidos do país.
Definido na época de sua apresentação como “o lançamento mais importante da Volkswagen desde o Fusca”, o Up ainda não caiu nas graças do brasileiro. Embora não seja um fracasso comercial, o carro não mostra números condizentes com um veículo popular produzido por uma das maiores fabricantes de automóveis do Brasil.
Ciente da rejeição do público a carros subcompactos, a VW alterou o projeto original do Up, que ficou sete centímetros mais longo que o europeu – 3,60 metros contra 3,53 metros do modelo alemão. Com isso, a marca conseguiu oferecer um pouco mais de espaço para os ocupantes de trás – o banco traseiro, inclusive, tem três lugares, contra apenas dois do Up original. Mas este esforço não foi suficiente para fazer frente a seus rivais, que oferecem mais espaço para passageiros e bagagem.
Os preços de lançamento também decepcionaram quem esperava um carro custando o mesmo que o antigo Gol G4. A versão de entrada, chamada de Take Up!, chegou por R$ 26.900, mas não trazia sequer ar-condicionado e direção hidráulica – itens oferecidos de fábrica por alguns de seus principais rivais. Os equipamentos, aliás, continuam sendo vendidos a parte até na versão High Up!, vendida por quase R$ 40 mil.
Apesar do começo difícil, aos poucos o Up conquistou seu espaço. Em fevereiro, o compacto emplacou 5.509 unidades, ocupando o oitavo lugar no ranking de vendas mensal divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Nos dois primeiros meses de 2015, o Up acumula 12.289 unidades emplacadas, ocupando o 9º lugar.
E se depender da Volkswagen, o carro pode subir algumas posições nos próximos meses. Afinal, a marca prepara para este ano a chegada do GT Up!, esportivo equipado com o mesmo motor 1.0, mas com turbocompressor e injeção direta, entregando cerca de 100 cv.