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VW Virtus será produzido no PR para dar espaço a híbridos flex em SP

O sedã, que terá produção simutânea por algum tempo, está mudando de estado para ceder espaço para futuros modelos da VW

Por Lucas Parente, Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2024, 14h28
Virtus 2025
 (Divulgação/Volkswagen)
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O novo Volkswagen Virtus passará a ser produzido em duas fábricas diferentes no Brasil. Atualmente, o sedã é construído no polo de São Bernardo do Campo (SP). Porém, agora, o modelo passará a também ser produzido no estado do Paraná, na fábrica de São José dos Pinhais, a partir do ano que vem.

O anúncio foi feito hoje (17/06) durante o evento de celebração de 25 anos da fábrica da VW e Audi no Paraná. Além disso, a montadora também anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para a fábrica paranaense, incluindo a produção de uma inédita picape, a VW Tarok.

A produção simultânea de um modelo em duas fábricas diferentes não é um movimento inédito na Volkswagen. O Polo passa por algo semelhante, tendo produção de algumas versões em São Bernardo do Campo e outras na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.

T-Cross saindo da linha de produção da VW na fábrica de São José dos Pinhais (PR)
T-Cross saindo da linha de produção da VW na fábrica de São José dos Pinhais (PR) (Divulgação/Volkswagen)

No entanto, os planos da VW para os Virtus são diferentes. Essa produção simultânea é apenas uma parte do processo de transição para a produção total no estado do Paraná. Não há uma data exata para isso, mas o Virtus terá produção integral na fábrica de São José dos Pinhais.

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Essa troca tem como principal objetivo liberar mais espaço de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, já que, dentro do investimento de R$ 16 bilhões que a montadora fará até 2028, dois novos carros serão produzidos por lá. Um deles é um futuro SUV grande nacional, que deve se posicionar acima do VW Taos, e o outro um possível SUV híbrido.

Além disso, o Polo tem tido crescimento nas vendas mensais, obrigando a Volkswagen a aumentar o volume de produção do modelo na fábrica de São Bernardo do Campo.

virtus 2025 2
(Divulgação/Volkswagen)

Outro detalhe dessa troca de fábrica está nas exportações do Virtus, já que São José dos Pinhais é um local de grande importância logística da VW. O sedã da montadora já soma mais de 59.000 unidades exportadas e está presente em outros 13 países da América Latina, sendo: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, ST Maarten e Uruguai.

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“Com início da produção da nova picape e os volumes adicionais do Virtus, continuaremos fazendo de São José dos Pinhais um hub de exportação de tecnologia do Paraná para o mundo”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

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Sobre a Volkswagen Tarok

A nova picape da Volkswagen, não é tão “nova” assim. Ela foi apresentada em 2018 durante o Salão do Automóvel já batizada como Tarok.

Picape foi revelada em 2018, mas ainda desperta o interesse do público.
Picape foi revelada em 2018, mas ainda desperta o interesse do público. (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Inicialmente ela foi apresentada como a variante picape do SUV Taos. No entanto, com muitos atrasos e mudanças de planos, a Tarok deve ir para produção montada em uma plataforma menor, a MBQ A0, mesma utilizada pelo Polo e T-Cross, que é produzido na fábrica do Paraná.

A VW Tarok se posicionará entre os dois modelos de picape atuais da Volks, sendo a Saveiro e a Amarok, tendo como principais rivais picapes intermediárias, como a Fiat Toro.

Picape tem carroceria monobloco de cabine dupla.
Picape tem carroceria monobloco de cabine dupla. (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Muita informação ainda não foi revelada pela montadora, mas é bem provável que a nova Tarok tenha versões com trem de força híbrido. O modelo deve entrar em produção apenas em 2026.

Volkswagen Tarok
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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