O exótico XL1 deixará as pranchetas dos engenheiros da Volkswagen para virar realidade. Um protótipo da versão definitiva foi flagrado durante testes realizados no calor europeu.
O veículo será impulsionado por dois motores. Além do conjunto 0.9 de três cilindros turbodiesel, que entrega aproximadamente 50 cv, o XL1 tem um motor de 30 cv movido a eletricidade. A potência gerada por ambos os motores é transmitida às rodas traseiras pela eficiente transmissão de sete velocidades com embreagem dupla (DSG).
Embora seja um carro concebido com ênfase no consumo de combustível (a VW promete que ele conseguirá rodar 111 quilômetros com apenas 1 litro de diesel), o XL1 também chamará atenção pelo estilo. As grandes portas têm abertura do tipo asa-de-gaivota e o interior será bastante parecido com o carro-conceito exibido no Salão do Catar de 2011.
Não há informações oficiais a respeito da comercialização do XL1, mas boatos indicam que o carro terá produção bastante limitada – entre 50 e 100 unidades – e comercializado apenas por meio de leasing. A VW diz que a medida é necessária devido ao alto custo para produzir o modelo. Com uso abundante de materiais leves como alumínio, fibra de carbono e cerâmica, o XL1 deve pesar apenas 795 quilos.