Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Waze elege os melhores países e cidades para dirigir

Brasil fica na 20ª colocação entre países; entre as cidades, a brasileira mais bem colocada é Volta Redonda

Por Victor Caputo da Exame.com
Atualizado em 26 mar 2024, 08h38 - Publicado em 13 set 2016, 20h01
Smart ForTwo no trânsito de São Paulo
 (/)
Continua após publicidade
Smart ForTwo no trânsito de São Paulo

O Waze está divulgando hoje a segunda edição do seu índice de satisfação de motoristas. O cálculo envolve uma série de indicadores para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem melhor enquanto dirigem. Um site mostra de forma interativa os resultados.

O índice pode servir como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir. O Waze divulga os dados divididos por países e por cidades (é preciso ter ao menos 20 mil usuários ativos por mês no app para que uma cidade entre no índice).

LEIA MAIS:

>> Projeto quer proibir aplicativos que avisam sobre radares e policiais

>> Novo negócio: transformar seu carro em um outdoor ambulante

>> Projeto quer implementar notificação de multas em tempo real

Continua após a publicidade

A lista de países é encabeçada pela Holanda, seguida por França e Estados Unidos. “A primeira e a terceira colocação repetem o ranking do ano passado. A novidade aqui é a França, que colocou novas cidades no nosso levantamento e conquistou o segundo lugar”, falou a EXAME.com Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina do Waze.

O Brasil, por sua vez, ocupa a 20ª colocação no ranking de países. Em comparação ao ano passado, existe uma ligeira queda causada principalmente por conta da chegada de novos países ao ranking—países que ficam à frente do Brasil, como Austrália e Portugal.

O índice é simples. Ele usa seis medidores para a criação do ranking. Os indicadores são: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.

Continua após a publicidade

Entre estes indicadores, os três primeiros ganham peso maior na conta. “Inicialmente, o Waze tem natureza social e de contribuição. Estamos pegando as informações que os usuários nos entregam e devolvendo a eles com maior valor”, explica Cabral.

A cidade com maior índice de satisfação no Brasil é Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 29° entre 186 cidades consideradas no mundo inteiro. Entre as capitais brasileiras, a mais bem colocada é Brasília, no Distrito Federal, na 65ª posição, enquanto São Paulo ficou em 129°.

Na outra ponta, Maceió traz bastante insatisfação. A cidade é a pior colocada entre as brasileiras e uma das piores colocadas no ranking global (178°).

Continua após a publicidade

Veja abaixo o ranking com as 15 melhores cidades brasileiras para se dirigir, de acordo com o Waze. É importante lembrar que aqui entram apenas cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês no app.

As melhores cidades brasileiras para dirigir
Posição (entre 186 cidades do mundo) Cidade Estado
29º Volta Redonda RJ
41º Sorocaba SP
43º Atibaia SP
50º Taubaté SP
51º Jacareí SP
61º Grande Campinas SP
65º Brasília DF
67º Petrópolis RJ
75º Piracicaba SP
77º São José dos Pinhais PR
85º Bauru SP
87º Goiânia GO
89º Itajaí SC
90º Blumenau SC
97º Feira de Santana BA

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.