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Yamaha Fluo 125 é a primeira moto híbrida do Brasil e custa R$ 16.690

Scooter ganha versão com sistema híbrido leve e pode fazer até 49,3 km/l com um tanque de combustível

Por Nicolas Tavares
24 jan 2025, 07h00 • Atualizado em 24 jan 2025, 08h25
Yamaha Fluo 125 Hybrid
Yamaha Fluo 125 Hybrid (Divulgação/Yamaha)
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  • Motos híbridas ainda não são comuns no mundo, a ponto de que só agora o Brasil está ganhando uma opção eletrificada. A Yamaha Fluo 125 Hybrid 2026 não só é a primeira scooter do país a ter o auxílio de um motor elétrico, como também é a primeira moto considerando todas as categorias.

    Oferecida como a versão topo de linha da Fluo 125, a scooter da Yamaha será vendida por R$ 16.690, um acréscimo de R$ 1.400 sobre os R$ 15.290 cobrados pela versão Connected, sem eletrificação.

    A tecnologia escolhida foi a híbrida leve, usando um motor-gerador no lugar do alternador, que recuperao energia nas frenagens e dá um pequeno auxílio ao motor a combustão em algumas situações, como na partida, retomadas e acelerações mais pesadas. Não é possível andar somente no modo elétrico, pois o sistema não move as rodas e a bateria é pequena demais para isso.

    Yamaha Fluo 125 Hybrid
    Yamaha Fluo 125 Hybrid (Divulgação/Yamaha)

    Segundo a Yamaha, o motor elétrico funciona continuamente por apenas três segundos, porém não revelou qual a potência ou o torque gerado. Não será muito, considerando que a Fluo usa um motor monocilíndrico de 125 cm² que gera 8,3 cv a 7.000 rpm e 1 kgfm a 5.000 rpm, o que é uma redução de 1,2 cv na comparação ao modelo anterior. A transmissão é uma automática do tipo CVT.

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    Os números de consumo não foram revelados pela fabricante japonesa, afirmando somente que a versão híbrida é até 12% mais eficiente. Se levarmos em conta que a Fluo 125cc faz 44,1 km/l, a Fluo Hybrid pode chegar aos 49,3 km/l, desde que esteja nas condições ideais. Como todos os veículos com um sistema híbrido leve, o foco não é reduzir o consumo e sim os gases poluentes gerados pelo motor, para atender às normas de emissões.

    Yamaha Fluo 125 Hybrid
    Yamaha Fluo 125 Hybrid (Divulgação/Yamaha)
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    A scooter ainda tem suspensão dianteira telescópica, com curso de 90 mm, enquanto a traseira tem curso de 88 mm, ligadas às rodas de 12 polegadas e pneus sem câmara. Vem com freio a disco na roda dianteira e tambor na traseira, usando também um sistema ABS.

    A lista de equipamentos traz painel de instrumentos com tela LCD, faróis de led, sistema start-stop para o motor, e uma porta USB-A. A Yamaha também incluiu o Y-CONNECT, um sistema que permite conectar a scooter com um aplicativo no celular e conferir algumas informações como nível da bateria e do óleo, consumo de combustível e a localização da moto.

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