A Yamaha YZF-R1, superbike que já foi referência na categoria e tem perdido espaço entre os aficionados por superesportivas, acaba de ser revelada no exterior. Se no Brasil a versão para 2012 ganhou apenas novos grafismos e cores, a versão no exterior traz como maior novidade o controle de tração, com seis níveis de atuação na versão européia e sete para a versão norte-americana.
A nova R1 traz um novo gerenciamento eletrônico de seu motor quatro-em-linha crossplane de 998 cc, disposto a valorizar mais as baixas e médias rotações. Pedaleiras, elementos ópticos, carenagem, tampas laterais e escape (agora com capas térmicas) também receberam alterações de estilo.
As sete (ou seis, na Europa) possibilidades de ajuste da sensibilidade do controle de tração, mais os três ajustes de desempenho do motor (A, B e C, ajustáveis no punho) já anteriormente oferecidos, multiplicam as possibilidades de adaptação do novo modelo ao estilo de pilotagem de cada motociclista.
São três diferentes esquemas de cores e grafismos, a versão norte-americana (grafismos mais exagerados, em branco, azul e preto), a européia (cm grafismos mais elegantes, nas mesmas possibilidades de cor) e a World GP 50th Anniversary, comemorativa dos 50 anos da marca nos mundiais de motovelocidade, com grafismos de época, nas cores branco e vermelho.