Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Zeekr 9X é SUV híbrido plug-in que roda por 302 km só com a carga da bateria

Com 5,24 m de comprimento e pesando mais de 3 toneladas, SUV será apresentado oficialmente no final do mês

Por Nicolas Tavares
12 ago 2025, 15h09
Zeekr 9X
 (MIIT/Reprodução)
Continua após publicidade

Há uma nova tendência aparecendo na China, dos carros híbridos plug-in com baterias tão grandes quanto as dos elétricos, que vem sido chamados de híbridos plug-in com extensor de alcance. A Geely tem experimentado a tecnologia, primeiro com o Volvo XC70 e, em breve, com o Zeekr 9X.

O 9X não só estreia essa tecnologia na Zeekr como também é o primeiro híbrido plug-in da marca, que até agora só tinha carros elétricos. Ainda não foi revelado oficialmente e as fotos e informações surgiram do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China. Faz parte do processo de homologação dos veículos e a apresentação oficial é esperada para o final de agosto, durante o Salão de Chengdu (China).

Zeekr 9X
(MIIT/Reprodução)

A tecnologia por trás da motorização é a parte mais curiosa. Os dados revelados pelo governo adiantam que terá um motor 2.0 turbo de 279 cv e que promete uma eficiência térmica acima de 46%. É complementado por três motores elétricos, entregando uma potência combinada de 1.400 cv.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Com tanta potência, era de se esperar que fosse um carro rápido. A Zeekr diz que o 9X acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e que tem velocidade máxima de 240 km/h. Até poderíamos argumentar de que, com a bateria descarregada, o desempenho cairia muito, mas a fabricante promete que o utilitário fica apenas 0,2 s mais lento na aceleração até 100 km/h.

Até aí, está dentro dos exageros normais da industria automotiva chinesa. A parte interessante é que o carro pode  vir com baterias de 55,1 kWh ou 70 kWh. É uma capacidade vista normalmente em veículos totalmente elétricos e, no caso da bateria de 70 kWh, é a maior já colocada em um automóvel híbrido plug-in e que dá uma autonomia de 302 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC.

Zeekr 9X
(MIIT/Reprodução)
Continua após a publicidade

A bateria pode ser carregada com o movimento do veículo, com o motor servindo de gerador e também por estações de recarga. Como o 9X tem uma arquitetura de 900V, é compatível com a tecnologia 6C que os chineses estão implementando, permitindo que faça uma recarga de 20% a 80% em somente 9 minutos.

Adicionar uma bateria tão grande teve o seu preço, fazendo com que o Zeekr 9X pese mais de 3 toneladas. Também não é nada pequeno, com 5,24 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,82 m de altura e um entre-eixos de 3,17 m.

Continua após a publicidade

Não dá para negar a inspiração no design, com uma grade dianteira que poderia ter sido usada em um Rolls-Royce. Tem alguns elementos próprios, como os faróis em forma de “C” e as lanternas totalmente integradas.

Por enquanto, o Zeekr 9X é um carro só para a China. Será um tanto caro, com preços entre 600.000 e 900.000 yuan, o que dá algo entre R$ 450.000 e R$ 676.000. Não deve estar nos planos da operação brasileira da marca, que está perto de lançar o 7X e prepara-se para trazer os carros da Lynk & Co ao país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.