A californiana Zero Motorcycles, uma das pioneiras na fabricação de motos elétricas, acaba de lançar a Zero XU, uma Cross Urban para completar a sua linha de produtos composta pela Zero DS (Dual Sport), Zero S (Street), Zero MX (Motocross) e Zero X (Trail).
O novo modelo utiliza a mesma plataforma da Zero X e possui baterias facilmente removíveis, permitindo sua troca por outra sobressalente ou seu transporte para a recarga em recinto fechado. O fabricante garante que o novo modelo tem autonomia para 48 km e velocidade máxima de 82 km/h.
A vida útil da bateria de íon de lítio é de 52000 km e sua carga completa pode levar até 2 horas, mas a empresa já disponibiiza um sistema de carga rápida que permite reduzir esse tempo pela metade.
No Brasil os veículos elétricos ainda não contam com subsídios ou incentivos tributários e mesmo a sua regulamentação junto aos órgãos de trânsito não é um processo dos mais tranquilos, como constatou o Grupo Izzo ao tentar importar o primeiro lote de motos da Zero. A nova versão ainda não tem previsão de chegada.
Já nos Estados Unidos e Europa, onde existem diversos subsídios para incentivar o uso de veículos não poluentes e com energia renovável o preço sugerido da XU é respectivamente 7995 dólares e 6795 euros, algo entre 13 e 19 mil reais.