O nome causa um pouco de confusão, mas a nova geração do Honda HR-V para os Estados Unidos acaba de ser lançada. O SUV médio é baseado na 11ª geração do Civic e chegará ao Brasil ainda em 2023, mas com outro nome: Honda ZR-V.
A confusão se dá porque o atual HR-V brasileiro seguirá existindo, é um concorrente de peso no segmento de SUVs compactos. O Honda ZR-V, porém, é um SUV médio, ou seja, tem porte de Jeep Compass, Volkswagen Taos e Ford Territory.
O futuro Honda ZR-V brasileiro está à venda nos Estados Unidos (de onde será importado) três versões com direito a opção de tração integral. Os preços vão de US$ 23.650 (LX FWD) a US$ 28.950 (EX-L AWD).
A aparência do modelo já era conhecida há alguns dias, mas as imagens de lançamento reforçam sua completa diferença em relação ao HR-V 2023. O HR-V americano tem traseira que até lembra as lanternas do novo City.
Motor e transmissão
Independentemente da versão, o novo Honda ZR-V tem motor 2.0 aspirado DOHC, i-VTEC, que rende 160 cv e 19,7 kgfm. Não são números emocionantes, especialmente quando apenas o Toyota Corolla Cross oferece motor 2.0 aspirado em seu segmento.
Também é mais potente do que o motor 1.5 aspirado do HR-V brasileiro (126 cv), mas menos do que o 1.5 turbo (173 cv) das versões de topo. Não há nem mesmo auxílio de motor elétrico para compensar a diferença. E ele será mais caro que o Honda HR-V Touring, pois o ZR-V será importado.
A Honda acredita tanto que seus consumidores buscam economia que até a Acura, divisão esportiva da japonesa, vem adotando a transmissão CVT em seus modelos esportivos. Com o ZR-V não seria diferente: a transmissão variável é de série mas, segundo o fabricante, houve ajuste para não sacrificar muita emoção ao volante. O câmbio permite diferentes modos de condução, incluindo um para pisos escorregadios que, nas versões AWD, mandam mais torque ao eixo traseiro.
Tamanho generoso
Cerca de 1 cm maior que o novo Honda City sedã, o SUV médio também é maior de entre-eixos — 2,65 m, frente a 2,61 m do novo HR-V nacional.
O painel é o mesmo do novo Civic Híbrido, com enfoque tecnológico apenas no essencial. Tanto a sobriedade nas telas quanto o painel com saídas de ar disfarçadas pela grelha cromada podem agradar clientes mais discretos. A jornada também será agradável, diz a Honda, graças à largura ampliada da segunda fileira e assentos que prometem reduzir a fadiga e cansaço dos ocupantes.
Aproveitando a plataforma do Civic, o Honda ZR-V americano tem suspensão traseira independente, com geometria inédita e componentes de baixa fricção. Junto aos ajustes de eletrônicos e da coluna de direção, a nova geometria busca promover mais estabilidade em linha reta.
Segurança
A nova plataforma do utilitário incorpora novas medidas de proteção, que incluem desenho que dissipa energia de colisões. Os airbags dianteiros têm inédito desenho, que envolve a cabeça dos ocupantes em formato análogo ao de um capacete.
Além de bolsas para os joelhos e laterais do carro, o modelo utiliza seu conjunto de sensores para verificar o ambiente ao redor, oferecendo automação de nível 2 contra perigos ativos e passivos.
Futuro
O novo SUV da Honda virá importado dos Estados Unidos, assim como o Honda Accord. Ainda que o motor 2.0 seja a única opção dos americanos, a versão chinesa tem motor 1.5 turbo. Também há planos para uma versão híbrida — essa sim, descartada ao Brasil. O único SUV híbrido da Honda no Brasil será o novo CR-V.
A própria Honda já confirmou o lançamento do ZR-V no Brasil, onde o SUV médio já iniciou sua árdua etapa de testes e homologação.