Honda HR-V 2019 europeu surge “meio-novo” e com peça faltando
Primeiro facelift da geração atual apareceu no Salão de Paris e dá pistas de como ficará o modelo nacional
As maiores novidades do novo Honda HR-V para a Europa são novos faróis e lanternas totalmente em leds e um novo motor 1.5 aspirado.
Só que o modelo exposto no Salão de Paris não tinha as principais mudanças, e ver seu trem de força reformulado foi propositalmente dificultado.
Vamos por partes. O motivo do carro das fotos ser tão parecido com o HR-V atual é que a Honda optou por levar ao evento somente uma unidade da série especial First Edition, que não tem todos os equipamentos disponíveis.
Isso inclui os faróis totalmente em leds (similares aos usados no Civic Touring) e as lanternas também recheada apenas por diodos emissores de luz. A dupla estará nas versões topo de linha do novo HR-V.
Bem, ao menos os para-choques modificados e a nova grade do radiador são de série em todo HR-V 2019.
Além disso, para olhar com calma o 1.5 aspirado de 130 cv era necessário braço forte. Isso porquê a fabricante optou por retirar a vareta que sustenta o capô dos modelos expostos.
Segundo um funcionário, essa política local da Honda visa dificultar que visitantes possam danificar ou mexer em partes importantes do motor e câmbio.
A função prática, porém, é outra. Ela atrapalha a profusão de chineses que invadem todos os grandes salões internacionais para fotografar, tocar (e até tirar) partes de carros que estão sendo lançados nos eventos.
De qualquer maneira, os brasileiros não precisarão fortalecer os músculos como forma de se preparar para o Salão do Automóvel de São Paulo.
O novo HR-V nacional, que será revelado no evento, compartilhará o visual do modelo atualizado na Europa e Estados Unidos, mas manterá o 1.8 16V usado atualmente.
Mas não se preocupe caso queira fazer foto do que houver debaixo do capô: felizmente a Honda do Brasil não retira a vareta de suporte de seus modelos no estande.