Carro duas portas não só está em extinção no Brasil como é associado à versões de entrada, geralmente destinadas a frotistas e veículos de aluguel.
No segmento de luxo, porém, menos é mais, como prova o novo (e mais caro) Range Rover SV Coupé.
O modelo foi desenvolvido pela SVO (Special Vehicle Operation), divisão de modelos customizados da Jaguar Land Rover. O enorme SUV tem como base o Range Rover, mas com design próprio e exclusivo: somente 999 unidades serão produzidas.
Ao contrário do que a Land Rover divulga, este não é a primeira vez que um SUV de luxo ganha alternativa de duas portas. O próprio Range Rover foi um dos pioneiros no uso desse tipo de carroceria, além do Evoque.
O lançamento, aliás, tem um ponto em comum com o modelo nacional. Assim como aconteceu com o icônico SUV, o Range Rover com duas portas será mais caro do que a versão mais acessível (no sentido literal).
O SV Coupé terá preço inicial de 240 mil libras esterlinas (R$ 751.980 pela cotação do dia 06/03). O valor supera – e muito – o Range Rover convencional, que parte de £ 79 mil (R$ 353 mil). Porém, segundo a divisão brasileira da empresa, nenhuma unidade do SV Coupé será vendida no Brasil.
Cara nova
No design exterior, o SUV traz detalhes dos outros irmãos, como faróis LED a laser (opcionais), com alcance de mais de 500 metros, e a grade dianteira exclusiva.
Lanternas e o para-choque também foram redesenhados, apesar de terem mantido o design retilíneo do Range Rover.
O teto solar é panorâmico e as rodas de 23 polegadas aparecem pela primeira vez em um modelo da marca britânica.
O interior pode ser personalizado de acordo com o gosto do cliente. Cada um dos 999 modelos produzidos terá a produção interna feita de forma artesanal pela SVO.
Os bancos, por exemplo, podem ser revestidos com até duas cores: uma nos dianteiros e outra nos traseiros. Costuras, apoio de cabeça e os puxadores das portas também podem ter tons diferentes.
Além disso, eles também podem ser ajustados eletricamente e receber aquecimento ou refrigeração, através de comandos sensíveis ao toque.
O painel também é personalizável, podendo adicionar mais de uma cor no revestimento.
Como o Velar, o SV Coupé terá três telas de LCD, sendo uma exclusiva para o quadro de instrumentos e duas centrais.
O Range Rover Coupé será responsável por carregar o motor mais potente da marca em um SUV. Com o V8 5.0 que gera 565 cv, o modelo vai de 0 a 60 mph (96 km/h) em 5 segundos.
A velocidade máxima de 265 km/h também é a maior entre os modelos da fabricante.
As vendas do Range Rover SV Coupé deverão começar no final deste ano no Reino Unido.