Novo Nissan Versa sacrifica espaço para ficar mais bonito
Sedã tem visual de carro de luxo, mas não perdeu o espírito de compacto nos detalhes
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095132-e1555976284238.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É difícil reconhecer o Nissan Versa em sua nova geração. Se antes o sedã compacto ficava deslocado em meio aos outros sedãs da marca, agora, enfim, parece ser da mesma fabricante de Sentra, Altima e Maxima. Mas isso teve um preço.
QUATRO RODAS teve contato com o novo Versa durante o Salão de Nova York e pode antecipar algumas características do modelo, que deverá desembarcar no Brasil em 2020, importado do México. A nacionalização aconteceria depois.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095101-e1555976618833.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Até o momento, a fabricante mostrou apenas a versão topo de linha SR, com adereços esportivos, tais como o spoiler na tampa do porta-malas, o extrator na base do para-choque e as rodas aro 17 diamantadas e capas pretas nos retrovisores, além dos faróis com luzes diurnas de leds integradas, que não estarão em todas as versões.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095230.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também não divulgaram as novas dimensões do Versa. A Nissan se limitou a dizer que ele está maior, mais largo e mais baixo, por conta do perfil mais esguio e do caimento do teto suavizado.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_094536.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se antes sobrava espaço para a cabeça nos bancos dianteiros, agora o espaço é correto.
Mas os passageiros são bem recebidos: o painel é praticamente igual ao do Kicks, com os mesmos quadro de instrumentos parcialmente digital, volante, console central e até faixa central de couro sintético. Só as saídas de ar centrais são diferentes.
Como no SUV, a coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095446.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A percepção de qualidade é melhor que antes. Não há plásticos com cantos afiados ou junções mal feitas. Mas também não há plásticos de toque macio e as portas permanecem com acabamento simples.
O nicho dos botões dos vidros elétricos simula a textura de fibra de carbono, mas só há couro sintético na região onde o cotovelo encosta.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_143016.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os bancos, embora sem revestimento de couro, são melhores que os antigos. Mais compridos e com encostos envolventes, são, de longe, mais confortáveis que os da geração passada. Mas isso tem um porém.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_143041.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não sobra tanto espaço no banco traseiro como antes. Se era possível cruzar as pernas sem encostar em nada, quase como em um Rolls-Royce, agora não sobra tanto espaço. Mas ainda sobra.
Os bancos dianteiros mais encorpados, talvez pela presença de airbags laterais, podem estar relacionados a isso.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_143052.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um problema não foi resolvido: quem tem mais de 1,80 m de altura ainda raspa a cabeça no teto quando senta no banco traseiro. Além disso, os encostos de cabeça traseiros passaram a ser costurados, perdendo, assim, o ajuste de altura.
Pelo menos agora há um encosto para quem viajar no meio.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_143122.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não espere por saídas de ar-condicionado traseiras, como há no Volkswagen Virtus TSI, mas a Nissan se lembrou de colocar duas portas USB para recarga dedicadas aos ocupantes do banco de trás.
O porta-malas continua visualmente grande, mas não dará para comparar com os 460 litros da geração atual enquanto a Nissan não divulgar o volume.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095341.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo Versa ainda ganhou equipamentos sofisticados, como chave presencial, partida por botão, frenagem automática emergencial com detecção de pedestres, alertas de mudança de faixa, ponto cego e tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de farol alto.
Hoje, apenas a chave presencial e a frenagem automática estão presentes no Kicks brasileiro.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095514.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda escalaram um conjunto mecânico atualizado. O atual motor 1.6 16V é o mesmo do Kicks vendido nos Estados Unidos, com 122 cv em vez dos 111 cv atuais.
Com essa troca, o câmbio CVT também passa a ser da versão que simula trocas de marcha quando o acelerador é pressionado com mais convicção.
Mas ainda não foi dessa vez que pudemos conferir se o novo Versa é mais rápido que o antigo. Pelo menos pela beleza ele conquista.
![Nissan Versa 2020](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/20190417_095155-e1555976594562.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)