Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Toyota Mirai terá visual de carro comum para vender mais

Em busca de novos clientes, carro movido a célula de hidrogênio deixa para trás o visual "japonês futurista" e vira um elegante sedã

Por Leonardo Felix, de Tóquio (Japão)
Atualizado em 23 out 2019, 07h00 - Publicado em 23 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Mirai Concept (Leonardo Felix/Quatro Rodas)
    Novo Toyota Mirai Concept
    Toyota Mirai Concept (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    Esqueça o estilo “Jaspion”. Se a primeira geração do Toyota Mirai continha um visual futurista para lá de controverso – visto quase que unanimemente como feio -, a segunda apostará em traços mais contidos e certeiros.

    Tudo para vender mais. Na prévia com jornalistas para o Salão de Tóquio 2019, executivos da fabricante não se esquivaram de dizer que a ideia foi deixar o modelo mais harmonioso e com cara de carro comum.

    Novo Toyota Mirai Concept
    Assim ficou a traseira da segunda geração (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    “Pensamos em um carro mais emocional e com estilo mais cativante. Queremos que as pessoas comprem um Mirai porque gostaram do carro, e não apenas porque é um veículo com célula de combustível”, afirmou Yoshizaku Tanaka, engenheiro-chefe do projeto, durante a apresentação.

    Continua após a publicidade

    Não é para menos. Desde 2014, quando foi lançado, apenas 10.000 unidades foram comercializadas. E estamos falando de vendas globais. Assim, foi-se o jeitão de notchback desajeitado e entrou no lugar a silhueta de um sedã grande e elegante.

    2016_toyota_mirai_058.jpeg
    Como comparação, o polêmico visual do primeiro Mirai (Divulgação/Toyota)

    São 8,5 cm a mais de comprimento e 14 cm de ganho em distância entre-eixos. Ao mesmo tempo, a altura foi reduzida em 6,5 cm, enquanto os pneus são 7,5 cm maiores em diâmetro (rodas aro 20) e 8 cm mais largos.

    Novo Toyota Mirai Concept
    Grade enorme se destaca na dianteira (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    A radical mudança resultou em quase 5 metros de comprimento e 2,92 m de entre-eixos, além de 1,88 m de largura e 1,47 m de altura. De lado, é impossível não comparar o novo Mirai a um Jaguar.

    A dianteira traz grade trapezoidal marcantemente larga e faróis que lembram o novo Hyundai Sonata. Já a traseira, composta por lanternas integradas e trios de guias em led com efeito tridimensional, remetem a modelos da Kia.

    Novo Toyota Mirai Concept
    Faróis trazem guias e duplos projetores de led (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    O que não muda é a utilização de uma célula abastecida por hidrogênio que, na reação com o oxigênio, gera energia para alimentar o(s) motor(s) elétrico(s) e despeja água da mais pura no sistema de escape.

    Continua após a publicidade
    Novo Toyota Mirai Concept
    Rodas aro 20 são bem maiores, mas ainda trazem desenho conservador (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    Como a nova geração foi apresentada ainda como conceito, dados de desempenho e autonomia não foram revelados.

    O que a Toyota afirma é que a segunda geração terá autonomia 30% maior do que a atual, estipulada em aproximadamente 500 km.

    Novo Toyota Mirai Concept
    Lanternas integradas e com efeito tridimensional são outro destaque do novo Mirai (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    Isso será alcançado com ganho de eficiência no aproveitamento da energia elétrica e também com um aumento no tanque de hidrogênio.

    QUATRO RODAS entrou na cabine do agora sedã e verificou que os vãos para as pernas ficaram muito generosos. Por outro lado, os assentos traseiros ainda são excessivamente altos e isso sacrifica o espaço para a cabeça.

    Novo Toyota Mirai Concept
    Painel minimalista do Mirai traz duas telas digitais de 12,3 e 10,2 polegadas (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    O painel tem design limpo, concentrando as telas todas próximas ao motorista. Mas ainda há espaço para pequenas doses de ostentação, como nas faixas com luzes coloridas nos painéis central e laterais.

    Continua após a publicidade
    Novo Toyota Mirai Concept
    O habitáculo do motorista do novo Mirai (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    O acabamento tem opções de tom totalmente cinza escuro ou caramelo com faixas contrastantes em cinza e marrom.

    O novo Mirai deve se tornar um carro real no último trimestre de 2020, para ser vendido em mercados como Japão, Europa, China e Estados Unidos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.