Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Após novos HR-V e Civic, Honda lançará Type R e SUV inédito no Brasil

Nova geração do HR-V estreia em agosto e Civic híbrido chega antes do fim do ano. Brasil ainda receberá o HR-V norte-americano com outro nome

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jun 2022, 16h21 - Publicado em 20 abr 2022, 10h00
Novo Honda HR-V RS tem 1.5 turbo um pouco mais potente. O do Brasil deve ser ainda mais
Novo Honda HR-V RS vendido na Tailândia tem 1.5 turbo. O do Brasil será flex e ainda mais potente (Divulgação/Honda)

Há um ano no cargo, o novo CEO da Honda para a América do Sul, Atsushi Fujimoto, deu ontem sua primeira entrevista no Brasil, para a imprensa especializada onde falou de todos planos da Honda para os próximos anos. Inclusive, adiantou todos os lançamentos da marca até 2023. 

Além de voltar a ter mais carros à venda (hoje, tem apenas o City sedã e o City hatch), a fabricante japonesa prometeu atender antigos anseios dos brasileiros: importará a nova geração do Civic Type R.

 Lançamentos da Honda no Brasil em 2022:

Novo Honda HR-V: a terceira geração do SUV compacto chega em agosto deste ano, em quatro versões de acabamento, sendo duas equipadas com motor 1.5 DI (o mesmo do novo City, com injeção direta) e duas com o 1.5 Turbo Flex (Touring e RS, se seguir o modelo tailandês), que também terá injeção direta, mas foi desenvolvido especialmente para nosso mercado, por conta da tecnologia bicombustível.

Novo HR-V
Honda do Brasil mostrou o novo Honda HR-V ainda camuflado (Divulgação/Honda)

Segundo o executivo, o novo modelo será uma nova referência no segmento graças ao conteúdo tecnológico com recursos de segurança, meio-ambiente e conectividade.

Um desses recursos será o sistema de segurança Honda Sensing que usa uma câmera e quatro sensores e radares para auxiliar os dispositivos de assistência ao motorista (ADAS) como piloto automático adaptativo, o assistente de permanência em faixa e a frenagem automática de emergência. Seria mais completo que o sistema disponível no City Touring, portanto. 

Continua após a publicidade
Algumas versões trazem máscaras negras nas lanternas
A foto anterior, porém, confirma o mesmo visual do HR-V tailandês (Divulgação/Honda)

Além destas inovações, Fujimoto mencionou também outras menos evidentes, mas que os motoristas também devem perceber como o aumento da rigidez torcional da carroceria em razão do uso de aços de alta resistência e também pelo novo processo de solda introduzido na fábrica de Itirapina.

Versões mais baratas têm 1.5 aspirado e com injeção direta, usado nos Honda City brasileiros
Versões mais baratas têm 1.5 aspirado e com injeção direta, usado nos Honda City brasileiros (Divulgação/Honda)

Batizado de Inner Frame, esse processo finaliza o monobloco em uma mesma estação sem a necessidade de deslocar o conjunto, o que resulta em maior precisão e qualidade do trabalho. Esse processo é semelhante ao que foi adotado pela Hyundai, na fábrica de Piracibaba (SP) e pela Stellantis, em Goiana (PE).

Novo Honda Civic: Fujimoto confirmou o lançamento do novo Honda Civic, para o quarto trimestre de 2022, sem dar detalhes do produto. Mas, como já informamos anteriormente, o sedã que deixou de ser produzido no Brasil na virada do ano estreia em nova geração, a décima primeira, e será importado em versão híbrida.

Continua após a publicidade
Civic Híbrido
(Divulgação/Honda)
novo civic e:hev
(Divulgação/Honda)

O novo Civic será equipado com o mesmo motor e:HEV do Honda Accord, que usa um motor a combustão 2.0 movido a gasolina, com injeção direta de combustível e ciclo Atkinson, mais eficiente, mais dois elétricos, um deles com a função principal de gerador e o outro sim com a responsabilidade de tracionar o motor. Esse tem 184 cv e 32,1 kgfm de torque.

Lançamentos da Honda no Brasil em 2023:

O executivo adiantou também três novidades para nosso mercado, no próximo ano. Todas importadas e ainda sem data definida para chegar,

Novo Honda CR-V: a única informação que o CEO forneceu é que será uma versão híbrida.  Mas, sendo um modelo 2023, já se trata do exemplar da nova geração, a sexta, que terá lançamento mundial em 2023.

Continua após a publicidade
CR-V flagrado por Carscoops dianteira
Nova geração do CR-V já está em testes no exterior (Carscoops/Reprodução)

Provavelmente o novo CR-V chegará por aqui, pelo menos seis meses depois de apresentada em outros países como Japão e Estados Unidos. Pelo que se sabe, o CR-V terá dimensões ainda maiores que as atuais, se posicionando entre os SUV grandes, enquanto o nosso HR-V é compacto e o HR-V norte-americano, será médio.

SUV inédito: Fujimoto anunciou também um novo SUV, ainda sem nome definido. Antes que o SUV do City, que vem sendo desenvolvido na Tailândia, seja aventado é bom deixar claro que esse SUV misterioso será justamente o novo Honda HR-V norte-americano, que terá outro nome por aqui – e também na Europa.

Honda HR-V para os Estados Unidos
Honda HR-V para os Estados Unidos (Divulgação/Honda)
Honda HR-V para os Estados Unidos
Honda HR-V para os Estados Unidos (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Ele será maior que o nosso HR-V, que compartilha a plataforma com o City. Sua plataforma é a mesma do novo Civic. Sendo assim, pode-se esperar que ele desembarque no Brasil tendo a mesma motorização e:HEV.

Compartilhe essa matéria via:

Novo Honda Civic Type R: outra novidade mundial da marca, a nova geração do Honda Civic Type R será vendida no Brasil pela primeira vez e já chegará com um rival na mira: o GR Corolla, também confirmado. 

Civic Type R
(Divulgação/Honda)

Agora derivada do novo Civic, de décima primeira geração, o hatch esportivo nem sequer foi oficialmente apresentado. Ainda não existem muitas informações desse carro, mas é quase certo que terá motor 2.0 VTEC Turbo, com potência superior aos 320 cv da versao atual, lançada em 2017.

Continua após a publicidade

Eletrificação em vista

Como a entrevista aconteceu alguns dias depois da Honda do Japão ter anunciado sua estratégia para as próximas décadas, com a meta de reduzir a zero as emissões de CO2 e as mortes no trânsito até 2050, Fujimoto respondeu muitas perguntas sobre a participação da Honda do Brasil, nessa estratégia.

Segundo ele, a empresa estuda todas as possibilidades tecnológicas para o Brasil, mas que a eletrificação depende muito das oportunidades do mercado. E que, no momento, o Brasil caminha de forma mais lenta que em outros países, em relação à mobilidade elétrica.

Honda anunciará até 30 novos elétricos
Novos esportivos elétricos da Honda (Divulgação/Honda)

Ele citou a sazonalidade das chuvas que diminui a geração da energia elétrica, e a necessidade de políticas oficiais para incentivar a mobilidade elétrica, como entraves para o avanço dessas tecnologias elétricos no país, entre outros fatores. E disse que o etanol é uma boa alternativa para o país, como fonte de energia mais limpa que os combustíveis fósseis.

A Honda do Japão anunciou investimentos de 8 trilhões de ienes (cerca de 64 bilhões de dólares), nos próximos 10 anos, empregados em desenvolvimento de eletrificação e software, o que inclui pesquisa de novas baterias do estado sólido e 30 novos veículos elétricos até 2030, para um volume de produção annual estimado em 2 milhões de unidades.

Na estratégia da matriz japonesa, a empresa contempla principalmente os mercados dos Estados Unidos e da China, além do Japão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.