BYD Seal U, Bao 5 e Denza N9 estão no Brasil para o Festival Interlagos
Modelos como o Yanwang U8, Denza D9, Bao 5 e o BYD Seal U serão apresentados no festival que acontece em São Paulo
O Festival Interlagos acontecerá no Autódromo de Interlagos de 9 a 11 de agosto e algumas de suas atrações já estão no Brasil. A BYD aproveitará o evento para mostrar o BYD Seal U e apresentar carros de suas submarcas de luxo Denza, FangChengBao e Yangwang.
Publicado pelo jornalista Jorge Moraes, um flagra em vídeo mostra um caminhão cegonha saindo de Cariacica, no Espírito Santo, com destino a Campinas (SP), onde fica a sede da empresa, carregado com o Seal U, a minivan Denza N9 e o SUVs FangChengBao Bao 5. De acordo com o jornalista, o Yangwang U8, SUV capaz de girar em seu próprio eixo, também está no Brasil para participar do Festival Interlagos.
View this post on Instagram
A Denza surgiu como uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz, que se uniram para criar a submarca em 2010 com participação de 50/50. Atualmente, a marca de luxo é controlada quase que totalmente pela BYD e está deixando de ser focada no mercado chinês e se tornando global.
Um de seus carros-chefes é a Denza D9, a minivan de luxo com 5,25 m de comprimento e 3,11m de entre-eixos que está prevista para chegar em 2025. Em sua versão híbrida, o conjunto mecânico utiliza o mesmo 1.5 turbo a gasolina da picape Shark, combinado com um motor elétrico. Juntos eles entregam 300 cv e 58,2 kgfm às rodas dianteiras. A julgar pelas imagens, essa é a versão que será apresentada no festival, já que ela trás frisos horizontais na grade.
As versões elétricas, por outro lado, têm uma grade com desenhos verticais. A D9 elétrica pode ser equipada com ou dois motores. No primeiro caso, a potência é de 312 cv, enquanto na minivan bimotor ela sobe para 374 cv. As autonomias também mudam, sendo de 620 km e 600 km, respectivamente, embora a bateria tenha 103 kWh nos dois casos.
Também luxuosa é a dupla de SUVs Bao 5 — ou Leopard 5 — e Yangwang U8. Ambos tiveram suas patentes registradas na mesma época, mas é mais fácil o Bao 5 ser lançado no Brasil em 2025 do que o U8.
O Bao 5 é um SUV híbrido com jeitão de Land Rover Defender que combina dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina com 197 cv. Ao todo, o sistema entrega 680 cv combinados e, graças a bateria de 31,8 kWh, ele pode andar até 125 km em modo totalmente elétrico, segundo a fabricante.
Já o Yangwang U8 é movido por quatro motores elétricos, um por roda, com 299 cv cada. O pico de entrega é de 1.196 cv e 130,5 kgfm. Mas sua bateria de apenas 49,5 kWh garante autonomia para apenas 180 km (no otimista ciclo chinês). O segredo para a autonomia de 1.000 km está em ter um motor 2.0 turbo só para gerar energia, sem conexão com as rodas, com um tanque de 75 litros à disposição.
Mas o que chama mesmo atenção nesse SUV off-road são as suas capacidades. Ele pode navegar por até 30 min em profundidades de até 1 m ou 1,4 m, se equipado com snorkel. Além disso, o U8 pode manter velocidade de até 120 km/h com um dos pneus furados, girar em seu próprio eixo e andar de lado para estacionar em vagas complicadas.
Só tem um problema no BYD Yangwang U8: como pesa mais de 3.600 kg, é enquadrado na mesma legislação das Ram 2500 e 3500, ou seja, demanda pelo menos uma CNH D. Não é qualquer pessoa que pode dirigir.
Por fim, mas não menos importante, quem também aparece na cegonha é o novo BYD Song Plus, que também pode ser chamado de Seal U ou Sealion 6. Sim a BYD tem três nomes para o mesmo carro que, na prática, nada mais é do que uma reestilização do Song Plus. Resta saber qual será a estratégia da BYD com este carro no Brasil, visto que o Song Plus 2025 acabou de ser lançado com melhorias na mecânica.
Apesar do novo visual, esta unidade é híbrida plug-in e tem rigorosamente a mesma do BYD Song Plus à venda no país. Ou seja, um motor 1.5 aspirado combinado a um motor elétrico para gerar até 235 cv. A diferença é que pode ser equipado tanto com a bateria de 18,3 kWh quanto com uma de 26,6 kWh, que eleva a autonomia elétrica a 128 km.
Ainda existe um BYD Seal U elétrico, sem abertura no para-choque frontal. Ele pode ter motor de 204 cv alimentado por uma bateria LFP de 71 kWh, com autonomia de 520 km, ou motor de 218 cv alimentado pela bateria de 87 kWh, com autonomia de 500 km. O desempenho do SUV também muda, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,6 e 9,3 segundos, respectivamente. Mas a velocidade máxima é sempre de 175 km/h.
Quem quiser conhecê-los antes do lançamento, pode visitar o stand da BYD no Festival de Interlagos, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de agosto, com ingressos a partir de R$ 98,00.
Além da montadora chinesa, outras também já estão confirmadas como Chevrolet, Renault, Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, Land Rover, GWM, Abarth, Honda, Fiat e Neta.