Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Novo BYD Tan híbrido plug-in flex aparece em testes no Brasil

Versão esticada do SUV de sete lugares tem novo design e promete uma autonomia acima de 1.100 km

Por Nicolas Tavares
22 out 2025, 13h41
BYD Tan PHEV em testes no Brasil
 (Fulvio Wrigg/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Mesmo sem fazer muito sucesso, a BYD não desistiu do Tan e está testando o novo Tan L, uma versão maior do SUV e que chegará ao país com um motor híbrido plug-in flex. É o que revela as imagens enviadas pelo leitor Fulvio Wrigg, que avistou o utilitário em Salto (SP), quase sem camuflagem e com um equipamento de medição de emissões.

De acordo com Wrigg, era possível sentir o cheiro do etanol saindo do carro. A BYD prometeu oferecer carros flex no país para reduzir as emissões de poluentes e até mostrou um protótipo, na forma do Song Pro reestilizado. As fotos indicam que não só a fabricante chinesa quer trazer o Tan L como também já o lançará com o motor pronto para aceitar etanol.

BYD Tan L em testes no Brasil
BYD Tan L em testes no Brasil (@placaverde/Instagram)

Não é a primeira vez que o Tan L aparece pelas ruas brasileiras. Em maio, o utilitário foi visto em Campinas (SP), como mostrou o perfil Placa Verde no Instagram. Na ocasião, o carro apareceu com a usual camuflagem azul.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A grande evolução do BYD Tan L 2026 está na plataforma. O SUV utiliza a nova arquitetura Super e-Platform de 1.000V. Esta base permite recargas ultrarrápidas em corrente contínua de até 351 kW. Na prática, a empresa promete 400 km de autonomia recuperados em apenas cinco minutos ligado ao carregador.

BYD Tan L
BYD Tan L (Divulgação/BYD)

No caso da versão híbrida plug-in (PHEV), o utilitário combina o motor 1.5 turbo de 156 cv a um motor elétrico dianteiro, rendendo 272 cv. Existe uma variante com tração integral, adicionando um segundo motor elétrico no eixo traseiro, elevando a potência combinada para 544 cv. Em ambos os casos, a bateria é de 29,5 kWh e entregam uma autonomia de até 170 km usando somente a energia elétrica, passando de 1.100 km no modo híbrido.

Continua após a publicidade

Já o Tan L EV é ainda mais forte. Na China, tem duas versões: uma com motor único traseiro de 680 cv; e a topo de linha com dois motores, tração integral e 1.101 cv. Ambas as configurações elétricas utilizam a bateria de 100,5 kWh, garantindo autonomia de 670 km (RWD) ou 600 km (AWD) no generoso ciclo chinês CLTC.

Além da versão híbrida, o Tan L será diferente do modelo que temos no Brasil na parte visual. Isto porque o novo SUV adota a versão mais atual da linguagem de design “Loong Face”, inspirada em um dragão. Os faróis DRL ficaram mais finos, enquanto o conjunto óptico principal foi reposicionado mais abaixo, próximo às grandes entradas de ar. A traseira também foi atualizada, com para-choque redesenhado e novas lanternas.

Continua após a publicidade
BYD Tan L
BYD Tan L (Divulgação/BYD)

Por dentro, o acabamento é totalmente novo, com formas geométricas no painel. O console central segue uma linha minimalista, eliminando a maioria dos botões físicos. A principal novidade tecnológica é o sistema semiautônomo DiPilot 300, que utiliza um sensor LiDAR (radar a laser) posicionado no teto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.