O Renault Captur está oficialmente fora de linha no Brasil. Fazia exatamente um ano que o SUV compacto tentava driblar o impacto da guerra da Ucrânia em sua produção, inviabilizada pela saída da Renault na Rússia.
Acontece que o SUV era fabricado em São José dos Pinhais (PR) com cerca de 30 componentes compartilhados com o Kaptur (sim, com K) fabricado na Rússia, que a fabricante optou por não nacionalizar. Algumas peças eram de estamparia e seria caro refazer os moldes de prensa por aqui para um carro já no fim do seu ciclo de vida.
Foi a venda das operações da Renault (na verdade, a AvtoVaz) ao governo Putin, em maio de 2022, o que condenou a existência do Renault Captur brasileiro. Um último carregamento de componentes garantiu a produção, ainda que a conta-gotas, até este momento. Apenas 304 Renault Captur foram vendidos no Brasil de janeiro a setembro.
Reestilizado em 2021, o Renault Captur ainda ficaria em produção por mais algum tempo. Ele ter sido tirado de linha é apenas um desvio na estratégia global da Renault, que pretende ter apenas SUVs e picapes à venda.
“Todo carro será um SUV ou uma picape, independente do segmento”, disse o vice presidente global de marketing da Renault, Arnoud Belloni, ao ser questionado sobre a estratégia da Renault também entre os carros de entrada. “É isso o que o consumidor quer”, completou.
Isso, porém, é uma antecipação dos próximos passos da Renault no Brasil. A fabricante garante que Stepway e Logan ainda estão em produção no Brasil. Contudo, não duram até janeiro: a partir de 2024 controle de estabilidade será obrigatório em todos os carros novos e eles não têm esse item de segurança.
A intenção da marca seria garantir um estoque que dure até março, pelo menos. Desta forma, deixarão de ser vendidos no momento que o Renault Kardian começar a ser entregue aos primeiros compradores.
A produção de Sandero e Logan, porém, seguirá na Argentina por mais alguns anos. Mas nem mesmo por lá terão nova geração, que foi descartada: o Kardian é o SUV que ocupará o espaço deles na América do Sul.
Isso não surpreende. Após o Megane, um crossover elétrico, os Espace e Scenic, que eram monovolumes no passado, também se transformaram em SUVs em suas respectivas novas gerações.