Chevrolet Captiva vai retornar ao Brasil como SUV elétrico chinês
Marca repete fórmula do Spark EUV e vai rebatizar o SUV médio Wuling Starlight S com um nome mais conhecido pelos brasileiros

A Chevrolet está trazendo carros chineses de sua parceria Wuling para a América do Sul, como uma forma de ter alguns veículos elétricos mais acessíveis. A estratégia é bem diferente, pois estão rebatizando os modelos com nomes que foram deixados no passado. Depois do Baojun Yep Plus virar o Spark EUV, o próximo será o Wuling Starlight S, um SUV elétrico que trará de volta o nome Captiva.
O nome foi confirmado em um flagra feito na Colombia. O Chevrolet Captiva EV estava desembarcando no porto e foi fotografado sem qualquer disfarce. O design deixa claro que é o Wuling Starlight S, mas com o emblema da gravatinha da Chevrolet e com o nome Captiva na traseira. Receberá até mesmo o nome “Premier” para a versão.
Não há qualquer outra alteração externa além dos novos emblemas, mantendo o visual do carro chinês. Isto é algo esperado, pois o Starlight S (agora Captiva EV) foi flagrado no Brasil algumas vezes, todo adesivado e com a mensagem “Em breve sua vida será mais elétrica” na lateral.
Quando chegar às concessionárias, o Captiva EV deve contar com um motor de 204 cv, abastecido por uma baterla LFP de 60 kWh. Pelo ciclo de testes chinês, é o suficiente para que tenha uma autonomia de 510 km, o que deve cair para algo em torno de 300 km no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Não é nada pequeno. Mede 4,74 metros, fazendo com que seja maior do que o Equinox com motor a combustão (4,66 m), porém menor do que o Equinox EV (4,84 m). Isto mostra o seu posicionamento na linha da Chevrolet. Como o Equinox EV hoje custa R$ 440.190, a fabricante deve vendê-lo por algo entre R$ 300.000 e R$ 400.000.
Este preço alto tem um motivo. A fabricante também tem interesse em trazer o Wuling Starlight S na versão híbrida plug-in, para conseguir enfrentar o BYD Song Plus e o GWM Haval H6. Nesta configuração, o SUV usa um motor 1.5 aspirado de 106 cv e um elétrico de 204 cv. A autonomia elétrica pode ser de 60 km ou 130 km, dependendo se estiver com as baterias de 9,5 kWh ou 20,5 kWh.
O lançamento o Chevrolet Captiva EV acontecerá ainda em 2025. Neste momento, a General Motors está trabalhando na estreia do Spark EUV para as próximas semanas, que será uma opção bem mais acessível, equipada com motor de 101 cv e uma autonomia de 400 km pelo padrão chinês.