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Chevrolet S10 terá apenas motor a diesel a partir de 2022

O título de única picape média com motor flex vai durar pouco tempo: as regras de emissões forçarão o fim do propulsor bicombustível

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 dez 2021, 20h31 - Publicado em 30 dez 2021, 15h45
Chevrolet S10 High Country 2022
Chevrolet S10 High Country (Divulgação/Chevrolet)
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Com a notícia de que a Toyota Hilux agora tem apenas motorização a diesel, a Chevrolet S10 passa a ser a única picape média do mercado com opção de motor flex. Esse posto, porém, não permanecerá por muito tempo, já que a picape deverá seguir a concorrência.

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Foi o que apontaram, inicialmente informações obtidas por QUATRO RODAS, nas quais apenas as versões equipadas com o motor 2.8 turbodiesel aparecem para produção em 2022.

Questionada sobre o assunto, a GM confirmou dizendo que “a partir de janeiro, a produção da Chevrolet S10 para o mercado brasileiro será concentrada nas versões equipadas com motor turbo diesel, em sintonia com a atual demanda do consumidor de picapes médias”.

Entre os motivos para a descontinuação, segundo os relatos, está a não adequação da picape flex às novas normas de emissões e ruídos do Proconve, que entram em vigor ainda nesta semana, quando 2021 se encerrar.

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Diferentemente do motor a diesel, a Chevrolet não teria feito as alterações necessárias para que o bicombustível seguisse em linha. A decisão teria sido tomada pelo baixo volume de vendas das versões flex, que representariam menos de 10% do montante. Assim, os investimentos não dariam retornos proporcionais.

Atualmente, apenas duas configurações têm o motor 2.5 flex de até 206 cv de potência: a Advantage, com câmbio manual de seis marchas e tração 4×2, e a LTZ, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

Com a retirada do motor, a picape manteria as mesmas versões já oferecidas atualmente com o 2.8 turbodiesel de 200 cv: LS, LT, LTZ, Z71 e High Country – além das configurações LS de cabine simples e chassi. Todas as versões a diesel têm tração 4×4, mas apenas as com cabine dupla têm câmbio automático de seis marchas.

Há menos de um mês, a GM anunciou alterações em seus motores para reduzir em até 43% as emissões de seus modelos no Brasil. Entre eles está o motor a diesel da S10, que inclui um novo filtro que anula 95% do material particulado que seria expelido. A Spin também passou por alterações para manter apenas as versões automáticas à venda. Porém, nenhuma palavra sobre o propulsor flex da S10 foi dada.

Veja a nota completa enviada pela General Motors:

“A GM informa que, a partir de janeiro, a produção da Chevrolet S10 para o mercado brasileiro será concentrada nas versões equipadas com motor turbo diesel, em sintonia com a atual demanda do consumidor de picapes médias. A empresa anunciou recentemente que trabalha no desenvolvimento da Nova Montana, que irá complementar a linha de picapes da Chevrolet na região, ampliando ainda mais a presença da marca no segmento.”

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