Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com 185 cv, Fiat Pulse Abarth será esportivo mais potente após Marea Turbo

Primeiro Abarth criado no Brasil, Pulse aproveitará 1.3 turbo de 185 cv e se esbaldará na estética esportiva da preparadora

Por Eduardo Passos
Atualizado em 13 mar 2022, 23h36 - Publicado em 27 set 2021, 19h21
Projeção do Fiat Pulse Abarth, com estética e mecânica esportivos (Reprodução proibida)
Projeção do Fiat Pulse Abarth, com estética e mecânica esportivas (reprodução proibida) (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Depois de muita espera o Fiat Pulse teve sua data de lançamento marcada para 19 de outubro. Mas se você está no clube dos pacientes e não se importa de ver o SUV compacto mais uma vez como um “futuro lançamento”, temos boas notícias.

Agora é oficial: Fiat Pulse Abarth de 185 cv é revelado e será prêmio do BBB 22

Após revelar com exclusividade o Fiat Pulse topo de linha, Impetus Turbo 200, em sua versão final, a reportagem de QUATRO RODAS seguiu apurando acerca da versão esportiva do modelo, que agora sabemos ser o novo membro da família Abarth.

Segundo documentos obtidos pela revista, o “projeto 363 Abarth” já está com martelo batido, justificando os Pulse altamente camuflados que seguem em testes pelo Brasil. O Fiat Pulse Abarth usará o motor 1.3 turboflex da família GSE, fabricado em conjunto com o 1.0 da mesma linha que equipará a maioria das versões do SUV compacto.

Continua após a publicidade

Com 185 cv e 27,5 kgfm movendo um carro pouco maior que um Fiat Argo, o Pulse Abarth será o primeiro veículo da divisão esportiva da Fiat criado na América do Sul. A leitura de mercado sugere atenção da fabricante a uma aparente bobeada da Volkswagen, que, talvez de ressaca da existência controversa do up! TSI, abriu mão de um eventual Nivus GTS. Com motor 1.4 de 150 cv utilizado no T-Cross e no Taos, o Nivus esportivo nunca saiu do papel, ainda que seu irmão gêmeo Taigo tenha recebido, na Europa, versão R-Line com a mesma potência.

Traseira do Pulse Abarth ainda poderá ganhar aerofólios inéditos, por exemplo (Reprodução Proibida)
Traseira do Pulse Abarth ainda poderá ganhar aerofólios inéditos, por exemplo (reprodução proibida) (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

O Pulse Abarth deverá ser lançado ao longo de 2022, e pistas de sua existência já haviam sido dadas em um evento na Argentina em agosto, quando a marca trouxe à nação vizinha o 595 Turismo — uma de suas várias versões esportivas do Fiat 500.

top 12
Depois de voar baixo nas pistas, a Abarth se tornou um segmento esportivo da Fiat (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Na ocasião, o Brand Manager da Fiat e Abarth no país, Marco Tamolonis, adiantou ao portal Autoblog que novos modelos da divisão chegariam à América do Sul. Tamolonis fez questão de reforçar que “outros segmentos”, como SUVs, eram cogitados.

Mecânica de casa

20210218-BETIM/MG - STELLANTIS- Motor GSE Turbo- Foto Leo Lara/Studio Cerri
Fabricado em Betim, o 1.3 turbo tem 185 cv na versão flex (Stellantis/Divulgação)

Para aproveitar o pedigree sem encarecer seu novo utilitário realmente esportivo, a Fiat utilizará motor e transmissão já bem conhecidos pelos brasileiros. Tanto o motor 1.3 de quatro cilindros e 185 cv quanto o câmbio automático escolhidos já equipam a Toro e os Jeep Compass e Commander, chegando em breve ao SUV cupê Fiat Fastback e ao Jeep Renegade. Não à toa, mas sim pela alta demanda, o complexo da Fiat em Betim (MG) ganhou uma planta dedicada apenas à dupla que também inclui o 1.0 três-cilindros.

Volkswagen Taigo 2022
O Nivus esportivo até foi lançado, mas apenas na Europa e sob “pseudônimo” (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Devido a limitações relativas à pressão do turbocompressor e à capacidade do câmbio automático de seis marchas, não espere por potência e torque extras ao SUV. Sua condução, entretanto, pouco terá a ver com os carros que compartilham desse motor, dado que a versatilidade do sistema MultiAir de comando de válvulas variável permite reconfigurar profundamente o comportamento dos quatro cilindros. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.

Estilo ousado

Não fará falta, ao contrário da transmissão manual já descartada pelos projetistas. Nada disso deve tirar a magia do produto, que poderá abraçar à vontade o estilo agressivo sem a culpa discreta que carregam os esportivados. Os detalhes estéticos seguem indefinidos, mas manterão a coerência estética da Abarth, com pinturas sólidas e apreço por peças cromadas e em fibra de carbono.

O Abarth vai bem na estrada. Só faltou uma direção mais firme
Lançado em 2003, Fiat Stilo Abarth marcou época e evidenciou a divisão esportiva (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Até para se adequar aos cerca de 55 cv extras, o Pulse Abarth também receberá modificações na suspensão, freios e outros componentes. Por dentro, não surpreenderia o uso de bancos esportivos, substituição do excesso de plástico duro que permeará as versões regulares e mais tecnologia, em forma de freio de estacionamento eletrônico, central multimídia de 10,1’’ e som premium.

Continua após a publicidade
Fiat Pulse 2022_frontal
Pulse “adestrado” será lançado na segunda quinzena de outubro (Divulgação/Fiat)

Obviamente o Fiat Pulse Abarth será o novo topo de linha do SUV, superando com folga o Pulse Impetus TF200 e seus mais de R$ 110.000 estimados. O quanto custará essa brincadeira que nem nasceu mas já provoca suspiros em muitos, porém, só a Fiat poderá dizer.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.