Com iX35 fora de linha, CAOA quer Tucson renovado e outro Hyundai nacional
Empresa vive hiato na produção nacional de carros da Hyundai, mas trabalha em atualização da linha para retomar operações
Quem visita uma concessionária Hyundai limitada aos produtos CAOA (portanto, sem HB20 e Creta, modelos da Hyundai Motor Brasil) encontra as últimas unidades do iX35 (R$ 154.990) e do Tucson GLS 1.6 Turbo (R$ 201.990) fabricados, no máximo, até o início deste ano. Desde então a fábrica da CAOA em Anápolis (GO) opera quase que dedicada a montar carros da CAOA Chery.
Seria algo temporário, porém. Mauro Correia, presidente da CAOA Montadora, garantiu que o Hyundai Tucson terá mudanças em breve para seguir em produção durante o Congresso AutoData Perspectivas 2023.
O SUV médio teria atualizações visuais e, principalmente, na mecânica para se enquadrar no Proconve L7, regras de emissões e ruído mais rígidas que entraram em vigor em janeiro deste ano. O que não é certeza é que o modelo avançará para a nova geração, vendida no exterior desde 2020. A geração disponível hoje no Brasil saiu de linha no mundo inteiro neste ano.
O Hyundai HR também estaria em vias de ganhar atualizações com o mesmo objetivo. O caminhão leve HD80, por sua vez, já foi atualizado e já tem unidades modelo 2023 previstas.
Correa também confirmou que o Hyundai iX35 saiu de linha no Brasil em definitivo. Contudo, a CAOA estuda fabricar um novo modelo no Brasil para ocupar o espaço deixado pelo SUV médio que representa a segunda geração do Tucson. Se a necessidade for um carro menor, o Hyundai Venue seria uma boa opção e já foi visto em testes no Brasil.
Fora eles, a Hyundai ainda oferece no Brasil o Azera (ainda modelo 19/20) e o Ioniq, disponível apenas na modalidade carro por assinatura.