Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com mudanças, novo Hyundai Creta 2022 já está homologado no Brasil

Nova geração do SUV manterá 2.0 nas versões de topo ao mesmo tempo que cede à moda do 1.0 turbo. Versões já estão registradas

Por Eduardo Passos
Atualizado em 28 jun 2021, 13h57 - Publicado em 28 jun 2021, 13h41
Novo Hyundai Creta russo adianta mudanças que deverão surgir no Brasil
Novo Hyundai Creta russo adianta mudanças que deverão surgir no Brasil (Hyundai/Divulgação)

O novo Creta nem foi lançado no Brasil e sua reestilização de meia-vida já está em desenvolvimento. Desta vez, porém, o mercado brasileiro pode servir de plataforma para que a Hyundai introduza algumas mudanças, a fim de deixar o SUV compacto com visual mais agradável e mais parecido com os novos Tucson e a picape média compacta Santa Cruz.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

O facelift completo estreará lá fora entre 2022 e 2023 e mudará principalmente a polêmica dianteira, onde a grade paramétrica que disfarça os faróis deverá ser adotada. Por dentro, o interior do Tucson ainda será repetido, da mesma forma que a coreana fez na caminhonete.

A transição será gradual, e já começou na Rússia, onde o modelo foi lançado com novo padrão na grelha frontal e para-choques levemente redesenhados, entre outras mudanças. O Hyundai Creta 2022 estreia no Brasil entre setembro e outubro com este novo visual.

Continua após a publicidade
Abertura do porta-malas ganhou novas linhas, que serviram também para lojas novas lanternas
Abertura do porta-malas ganhou novas linhas, que serviram também para lojas novas lanternas (Hyundai/Divulgação)

O Creta se renovou principalmente atrás, onde foi instalada nova tampa do porta-malas com linhas inéditas e o nome do carro sob o emblema da Hyundai. Com isso, as brake lights foram transferidas para cima e uma extensão das lanternas foi acrescentada à abertura do compartimento de carga.  As elegantes saídas duplas do escape também acabaram, cedendo espaço a um cano discreto sob o novo para-choques com aplique em cinza.

Na frente a mudança foi mais sutil, mas a aposentadoria da antiga grade – que deixava expostos componentes do motor, quebrando a harmonia estética – veio em boa hora. A nova grelha tem desenho mais próximo de Tucson e Santa Cruz e reforça o caminho que a coreana busca ao SUV,

A Hyundai também faz mistério até sobre o powertrain do SUV nacional, mas dados obtidos por QUATRO RODAS revelam que o motor 2.0 (166cv/ 20,5 kgfm) será mantido nos modelos mais caros, ao passo que versões de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo GDI (120 cv/17,5 kgfm) do HB20 2022, em substituição ao 1.6 (130 cv/ 16,5 kgfm).

Continua após a publicidade
Interior da versão russa do novo Hyundai Creta
Interior da versão russa do novo Hyundai Creta (Divulgação/Hyundai)

São 14 versões homologadas no Brasil, mas é improvável que todas sejam lançadas. Seguindo a estratégia do México, haveria quatro possibilidades para a versão de topo: Exclusive, Limited, Platinum ou Ultimate.

Ao mesmo tempo, as três versões inferiores corresponderiam a opções como Absolut, Comfort, Dynamic, Icon, Innova, Limited, Master, Sensation, Style e Tech.

CRETA 2022
Versão do Creta produzida na Índia tem grade maior (Motorpasión México/Reprodução)
Continua após a publicidade

Em termos de consumo, o motor 1.0 registrou média combinada de gasolina na casa dos 13,5 km/l, contra 13,1 km/l do 2.0 já em uso na atual geração. Com números tão próximos, o ganho em performance é mais que justificável.

O Hyundai Creta de segunda geração foi lançado no exterior no final de 2019, vivendo intensamente as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 e a chegada da nova plataforma E-GMP da Hyundai, que ganhará 23 modelos até 2025. Mas sua plataforma ainda é a mesma do Creta atual.

Hyundai Creta
Indiano tem escape com saídas duplas e ponteiras quadradas, enquanto o brake light fica na base da janela traseira (Motorpásion/Divulgação)

Previsto para o segundo semestre, o Creta será fabricado em Piracicaba (SP) e oferecerá o serviço de concierge Bluelink, capaz de rastrear e comandar partes do carro via aplicativo. A próxima versão será produzida já a partir de 2022 e, com foco na propulsão elétrica, a Hyundai dá pistas de que a hibridização pode chegar ao seu utilitário compacto.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.