A Hyundai começou a perder o pudor para falar sobre o novo Creta 2022. A fabricante sul-coreana revelou um vídeo pequeno, porém revelador, que antecipa novos equipamentos que estarão presentes no Creta reestilizado aqui no Brasil.
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Tem boas surpresas, como câmera de visão lateral instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor. É um equipamento que existe no Honda HR-V Touring, mas que no Hyundai Creta terá as imagens projetadas no quadro de instrumentos digital – sem comprometer a exibição do velocímetro, por sinal.
Conta-giros, marcador de temperatura do motor e nível do tanque de combustível continuam sendo exibidos em mostradores analógicos.
O Hyundai Creta 2022 será equipado com uma central multimídia inédita de 10,25 polegadas e terá acesso à plataforma Bluelink, que permite controlar funções do veículo remotamente.
Um close no volante permite ver a presença de assistente de permanência em faixa e ajuste de proximidade para o piloto automático adaptativo, o que também confirma a presença de frenagem autônoma de emergência.
O volante, de quatro raios, ainda tem uma tecla programável, como em carros da Audi, além de borboletas para trocas de marcha sequencial.
O freio de estacionamento passa a ser eletrônico, com função auto-hold, e pelo menos a versão topo de linha continuará com banco do motorista ventilado. Por último, e não menos importante, os faróis serão do tipo full-led pelo menos na versão topo de linha, flagrada no início da semana.
Decifrando os detalhes
O novo Creta produzido e vendido por aqui utilizará o mesmo painel da versão comercializada na Rússia. Será diferente do modelo chinês, portanto, que tem central multimídia com tela maior, vertical, e com diversas funções concentradas nela.
O flagra do modelo pelo perfil @carsbysfs no Instagram revelou também quais serão as alterações externas do modelo brasileiro. Na dianteira, os faróis divididos continuam os mesmos das versões vendidas em outros mercados, deixando a exclusividade para a grade. Assim como no modelo russo, ela é menor do que no indiano, mas tem três tomadas de ar na base inexistentes em outros mercados.
A traseira também vai pelo mesmo caminho do Creta apresentado na Rússia, transportando o brake light da tampa do porta-malas para o aerofólio. Por falar na tampa do porta-malas, ela tem vincos verticais e posiciona o nome do carro na régua acima da placa. De lado, as rodas são, aparentemente, exclusivas.
Mecânica ainda é segredo
A Hyundai ainda não revelou quais motores e câmbios movimentarão o SUV produzido em Piracicaba (SP), mas informações obtidas por QUATRO RODAS dizem que o motor 2.0 será mantido nas versões mais caras. Enquanto isso, as configurações de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo da linha HB20. Assim, o motor 1.6 que equipa o Creta atual sairia de cena.
Também não se sabe quais serão os nomes das versões disponíveis por aqui, já que a marca homologou 14 opções diferentes.