Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Do novo C3 a Frontier esportiva: estes são os próximos lançamentos de 2022

Híbridos, elétricos, picapes e novos SUVs estreiam nas lojas nos próximos meses, mas também há novos carros compactos a caminho

Por Redação
Atualizado em 28 mar 2022, 12h32 - Publicado em 28 mar 2022, 10h37
LANCAMENTOS 2022
(Marcelo Tavares/Quatro Rodas)

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Mas, pelo menos para a indústria automobilística, 2022 começou mais cedo e a prova é a quantidade de lançamentos prevista em nosso mercado. Apesar dos pesares – pandemia, escassez de componentes, dólar e inflação em alta –, não faltam razões para as fábricas seguirem em frente.

Em primeiro lugar, novidades são o melhor estímulo para o consumidor. Além disso, as empresas sentem que existe uma demanda reprimida pela falta de carros nas lojas. A prova é que nos últimos tempos todo lançamento logo se transforma em sucesso ainda na fase de pré-venda.

Os showrooms ficaram vazios tanto pelas dificuldades que há em se manter a produção como por força da legislação ambiental, que retirou dezenas de modelos de catálogo.

Com a entrada da nova fase P7 do Proconve, que restringe mais os níveis de emissões dos veículos, 30 carros saíram de linha em 2021. Outro aspecto é o fato de que, no mundo todo, a indústria passa por uma fase de renovação, o que acaba se refletindo por aqui.

A seguir, mostramos exemplares dos principais modelos que estão prestes a chegar nos próximos meses.

Hyundai HB20 2023

Projeção HB20
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Lançada em 2019, a atual versão do Hyundai HB20 hatch e sedã vai receber um facelift típico de meio de ciclo de vida, com mudanças na dianteira e na traseira. No caso dele, porém, mais do que uma atualização estética, a mexida vai alterar os pontos mais polêmicos de seu design: a grade dianteira e as lanternas traseiras.

Projeção HB20 Frente

O compacto vai ficar com um visual alinhado com o i20 europeu, com faróis espichados e grade dividida. Atrás, terá lanternas inspiradas na nova geração do Tucson. Não haverá novidades mecânicas e na cabine, as alterações devem se resumir a itens como quadro de instrumentos digital e maior oferta de airbags e itens de segurança avançada.

ESTREIA: 1o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 70.000 a R$ 100.000
OS RIVAIS:  Chevrolet Onix, Fiat Argo
O QUE É LEGAL: Modelo vai perder o visual polêmico que ganhou na chegada da atual geração

 

Novo Citroën C3 2023

Continua após a publicidade

Conceitualmente, o novo Citroën C3 será bem diferente de seu antecessor. De hatch premium ele passa a ser um hatch de entrada com pegada de SUV, assim como o Renault Kwid.

Ele chega com nova plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208. Parte do recém-criado Grupo Stellantis, a Citroën equipará o hatch tanto com o motor 1.6 16V de 118 cv do 208 quanto com o 1.0 6V aspirado do Argo, com 77 cv.

Ainda é possível que adote o 1.3 8V aspirado de 107 cv, com etanol. A estreia está prevista para abril.

ESTREIA: Abril de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 62.000 a R$ 64.000
OS RIVAIS: Fiat Mobi, Renault Kwid
O QUE É LEGAL: O visual de crossover inspirado no irmão mais velho Citroën C4 Cactus

Continua após a publicidade

 

Nissan Frontier 2022

NuevaNissanFrontier
(Divulgação/Nissan)

Se for olhar para a parte técnica, a Nissan Frontier é a picape média mais moderna à venda no Brasil. Mas com tantos anos de mercado sem grandes alterações ou qualquer novidade nos equipamentos, ela ficou para trás.

A picape reestilizada estreia entre abril e maio, e já entrou em produção na Argentina. A ideia é tirar o atraso da picape oferecendo faróis full-led, lanternas de led e piloto automático adaptativo. Outra boa novidade é a Frontier Pro 4X, com a proposta de aventureira e tecnológica, com direito a peças com acabamento preço e detalhes na cor vermelha. Inclusive, será a nova versão topo de linha.

Também são esperadas mudanças na mecânica, visando enquadrar a picape nas novas regras de emissões. Hoje, a versão mais potente do motor 2.3 biturbo a diesel tem 190 cv e 45,9 kgfm, e está combinado a um câmbio automático de sete marchas. 

ESTREIA: Abril de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 280.000 a R$ 370.000
OS RIVAIS: Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10
O QUE É LEGAL: Reestilização de meia-vida com nova gama de versões

Continua após a publicidade

Honda HR-V 2023

Novo Honda HR-V RS tem 1.5 turbo um pouco mais potente. O do Brasil deve ser ainda mais
Novo Honda HR-V RS tem 1.5 turbo um pouco mais potente. O do Brasil deve ser ainda mais (Divulgação/Honda)

Esperado para o terceiro trimestre do ano, o Honda HR-V de segunda geração ganhou um estilo mais previsível, perdendo aquele visual rebuscado do antecessor. Mas ficou ligeiramente maior, conservando o bom espaço interno.

Essa melhoria deverá ser usada pela Honda para posicionar o HR-V no patamar dos SUVs compactos mais caros, flertando com SUVs médios como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Versão RS tem escapes duplos
Versão RS tem escapes duplos (Divulgação/Honda)

Contudo, terá que fazer isso com o mesmo motor 1.5 aspirado com injeção direta de 126 cv, que acaba de estrear no City e substitui o motor 1.8 de 140 cv que equipa o HR-V desde 2015, ou com o conhecido motor 1.5 turbo, agora flex e com quase 180 cv. O sistema híbrido e:HEV, com dois motores elétricos, não estará disponível no Brasil.

Continua após a publicidade

ESTREIA: 3o trimestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 130.000 a R$ 180.000
OS RIVAIS: Corolla Cross e VW T-Cross
O QUE É LEGAL: Além do visual, terá versões equipadas com motores térmicos e híbridos

 

Fiat Fastback

Renato Aspromonte
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Diferentemente do conceito apresentado no Salão de São Paulo de 2018, o novo SUV cupê da Fiat não será derivado da picape Toro, mas do SUV compacto Pulse, que é bem menor.

O Fastback, o nome foi mantido, será de fato uma versão cupê do Pulse, mas com dianteira exclusiva na maioria das versões. Outras terão a mesma frente do Pulse Abarth. Além da plataforma, haverá compartilhamento de motores, transmissões, versões de acabamento e conteúdo.

A oferta completa ainda será conhecida. Mas o Fastback deverá ter um posicionamento superior ao do irmão Pulse, ao contrário do que ocorre com a dupla Volkswagem Nivus/T-Cross, na qual a cupê custa menos.

ESTREIA: 2o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 130.000 a R$ 150.000
OS RIVAIS: Fiat Pulse, VW T-Cross
O QUE É LEGAL: Imagine um Pulse com equipamentos do Compass e porta-malas muito maior que o do Jeep

 

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Chery Tiggo 8 Pro desembarcou em Anápolis (GO) para ter seu lançamento preparado
Chery Tiggo 8 Pro (Reprodução/Internet)

Um dos poucos SUVs de 7 lugares, o Caoa Chery Tiggo 8 vem conquistando bons números de vendas. Mas a Caoa já trabalha para oferecer uma opção ainda mais completa, que será o Tiggo 8 Pro.

Além do visual com mudanças esperadas para uma reestilização, o Tiggo 8 Pro terá equipamentos mais avançados como assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo, e ainda é cotado para introduzir a fabricante no mercado de híbridos.

Ao contrário do 1.6 TGDI que vem sendo testado no Brasil, o modelo híbrido oferece motor 1.5 TGDI a gasolina combinado a dois motores elétricos, um para cada eixo, garantindo tração integral. Combinando os motores, o modelo supera os 463 cv e 74,9 kgfm e vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. O sete-lugares trará central multimídia integrada ao quadro de instrumentos.

ESTREIA: 2o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 210.000 a R$ 250.000
OS RIVAIS: Jeep Commander
O QUE É LEGAL: Mais que uma reestilização, a versão Pro será oferecida como o carro mais tecnológico da Caoa Chery

 

Jeep Compass 4XE

Jeep hibridos
(Divulgação/Quatro Rodas)

O primeiros eletrificado da Jeep estreia em abril. Seu conjunto motriz é formado por um motor 1.3 a gasolina acoplado a um elétrico e mais um elétrico, no eixo traseiro.

A potência combinada é de 240 cv. O híbrido é fabricado na Itália, onde é oferecido nas versões Limited, S e Trailhawk, visualmente idênticas às convencionais.

Por fora, as diferenças ficam por conta dos emblemas da linha 4xe; por dentro, os recursos ligados à eletrificação, como as indicações de carga e reserva de energia (na central) e o seletor de modos de uso e frenagem regenerativa (no painel).

ESTREIA: Abril de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 300.000 a R$ 350.000
OS RIVAIS: Toyota Corolla Cross, Mini Countryman S E
O QUE É LEGAL: Recursos de conectividade, que permitem monitorar a reserva de energia remotamente

 

Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid Elétrico
(Divulgação/Quatro Rodas)

Com a promessa de ser o elétrico mais barato do Brasil (o posto hoje é do Jac e-JS1, que custa R$ 169.900), o Kwid E-Tech chegará importado da China e terá o mesmo visual do novo Kwid convencional mostrado nesta edição, mas terá motor exclusivo, mais potente.

Pudera: na China, o hatch é equipado com motor de 44 cv e 12,7 kgfm de torque, com baterias de íons de lítio com 27,4 kWh de capacidade, que lhe garantem autonomia de até 305 km, em ciclo urbano. A aceleração de 0 a 100 km/h é de longos 20 segundos.

ESTREIA: 2o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 150.000 a R$ 160.000
OS RIVAIS: Jac e-JS1 e Jac e-JS1 EXT
O QUE É LEGAL: Uma opção para quem ingressa no segmento de elétricos de uso urbano

 

VW Polo e Virtus 2023

Projeção Novo Polo
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

As primeiras reestilizações de hatch e sedã vão deixá-los diferentes entre si. Ambos ganharão nova dianteira e traseira, mas enquanto o Polo será inspirado no modelo europeu reestilizado recentemente, o Virtus seguirá as linhas do SUV cupê Nivus, com a grade dianteira maior e uma enorme tomada de ar inferior.

Internamente as novidades vão se resumir a detalhes e a equipamentos como o ACC. No caso do Polo, a versão Track (foto) será a de entrada, com visual mais simples e os motores 1.0 e 1.6 aspirados. As versões com motor 1.0 TSI terão faróis full-led e quadro de instrumentos digital de série.

ESTREIA: 1o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 80.000 a R$ 130.000
OS RIVAIS: Honda City e Nissan Versa
O QUE É LEGAL: O design dos modelos vai receber apenas retoques, mas os deixarão bem diferentes das versões atuais

 

Chevrolet Montana 2024

Projeção Chevrolet Montana
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Eis outro modelo que conserva só o nome do antecessor: a nova Montana deixa de ser uma picape compacta para se tornar intermediária, com mais estilo, conforto, tecnologia e capacidade de carga.

A Montana foi desenvolvida sobre a plataforma VSS-F, uma evolução da plataforma GEM, que serve de base para o SUV Tracker, mas deve herdar o mesmo conjunto mecânico do irmão, composto do motor 1.2 turbo de três cilindros e 133 cv e os câmbios automático ou manual de seis marchas. Seu lançamento só deve ocorrer no fim do ano, já como linha 2023.

ESTREIA: 1o trimestre de 2023; apresentação em 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 140.000 a R$ 200.000
OS RIVAIS: Fiat Toro, Ford Maverick
O QUE É LEGAL: Pacote de conectividade oferecido pela marca em outros segmentos

E TEM MAIS: para quem gosta de novidades, 2022 será um ano cheio

MARCA LANÇAMENTOS
Chevrolet Bolt, Bolt EUV, Equinox
Fiat Argo e Cronos CVT, Cronos 1.0, Scudo
Ford Mustang Mach-E
Honda Civic (nova geração)
Peugeot Novo 2008, Landtrek (picape)
Renault Nova Oroch, Megane E-Tech
VW Novo Jetta, Nova Saveiro, Novo Tiguan

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.