Se a chegada do novo Fiat Pulse já representa concorrência óbvia ao Volkswagen Nivus e outros SUVs compactos, dados obtidos por QUATRO RODAS corroboram que, na verdade, a guerra vai ser ainda mais parelha.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Informações oficiais adiantam novas versões do SUV fabricado em Betim (MG) e, principalmente, detalhes do seu inédito 1.0 turbo, da mesma família do 1.3 que equipa a Toro e os Jeep Compass e Commander.
As versões de entrada, MT e Drive AT, do Pulse deverão partir da casa dos R$ 85.000 e serão equipadas com o mesmo 1.3 do Fiat Argo, com 109 cv e 14,2 kgfm. Nesses casos haverá opção de câmbio manual ou automático CVT.
A novidade, entretanto, fica por conta das versões Drive TF200, Impetus TF200 e Audace TF200, que como os próprios nomes sugerem virão com o 1.0 turboflex de 20,4 kgfm (200 Nm) de torque.
Mais do que nunca a briga fica na potência: informações internas garantem que o Pulse deve atingir os 130 cv e se tornar o carro 1.0 mais potente do Brasil, ainda que mantenha os 20,4 kgfm.
Esse é o mesmo torque do Volkswagen Nivus, cujo 1.0 turbo entrega 128 cv. Além do SUV cupê da Volkswagen há outros motores do tipo nos carros nacionais, mas que ficam para trás: o T-GDI da Hyundai, por exemplo, chega aos 17,8 kgfm enquanto a unidade que movimenta o Caoa Chery Tiggo 3x não ultrapassa os 17,1 kgfm.
Com cinco versões o Pulse se dividirá em “pipoca” e “camarote”, fazendo jus ao Big Brother Brasil que serviu para anunciá-lo e batizá-lo. Com motor aspirado os Pulse MT e Drive AT ficarão na casa dos cincos dígitos. Já as versões Drive TF200, Impetus TF200 e Audace TF200 começarão na casa dos R$ 100.000 de olho no Nivus e no novo Hyundai Creta, que partirá da mesma faixa e, nas versões mais caras, usará motor 2.0 ainda mais potente.
A Fiat ainda não divulgou os detalhes de cada versão, mas sabe-se que o que muda à medida que se paga mais envolve comodidades como chave presencial, teto em cor diferente da carroceria, detalhes cromados, acabamento dos bancos e, claro, a mecânica.
Envolvida com o lançamento do novo Jeep Commander, a dupla Fiat-Jeep se prepara para lançar o Fiat Pulse em setembro, ainda que o caos na cadeia produtiva global possa motivar atrasos ou produção inicialmente limitada.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.