Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Exclusivo: Honda Civic híbrido já está no Brasil para testes e homologação

Aparentemente esquecido, Brasil "dá chapéu" e já recebeu unidades do inédito Civic e:HEV 2022 para homologação no país

Por Eduardo Passos
Atualizado em 9 nov 2021, 14h26 - Publicado em 9 nov 2021, 10h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fãs brasileiros do Honda Civic se viam carentes de novidades à medida em que o sedã médio ganhava novas versões no exterior e, por aqui, seguia o caminho oposto. Mas a espera valerá a pena e nosso país já recebeu duas unidades do novo Honda Civic e:HEV — modelo híbrido inédito no mundo todo.

    Black Friday! Assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

    Os carros vieram da Tailândia, onde a Honda mantém centro de desenvolvimento de outros produtos que cruzarão o mundo em breve, como o City Hatchback. As informações exclusivas de QUATRO RODAS dão conta de que o Civic híbrido ainda terá motor 2.0, contrariando apostas globais de que, junto ao motor elétrico, estaria o 1.5 turbo do Civic a combustão.

    Pequena locomotiva

    Civic Hibrido 2
    Segundo apuração de QUATRO RODAS, haverá mais de uma versão híbrida. Rodas do Civic Si, inclusive, alimentam especulações de uma variante esportiva (@Rain_STI/Twitter)

    O Civic híbrido será o segundo de três lançamentos híbridos da Honda no Brasil até 2023. Tal como seu irmão mais velho Accord, o sedã médio usará o inovador powertrain e:HEV, propagandeado com orgulho pela japonesa.

    Continua após a publicidade

    Nesse sistema, semelhante ao funcionamento de uma locomotiva diesel-elétrica, há um motor elétrico e outro, a gasolina, que pode funcionar tanto para mover o carro quanto para recarregar as baterias. A escolha, porém, não é feita pelo motorista, mas por computadores embarcados.

    Sedã de luxo chega ao Brasil com inédito sistema híbrido e:HEV da Honda
    Honda Accord estreou sistema e:HEV no Brasil (Divulgação/Honda)

    Desse modo, o Civic híbrido usará o melhor da energia elétrica — torque instantâneo — em deslocamentos urbanos, feitos com mais conforto, silêncio e economia. Basta acelerar na estrada, porém, que o 2.0 assumirá o comando. Com cada motor funcionando quando é mais eficiente, tem-se um consumo que, no Civic, poderia chegar aos 30 km/l.

    Continua após a publicidade

    Como os dois motores nunca impulsionam o carro juntos, não faria sentido calcular a potência combinada do conjunto, que contará com o mesmo e-CVT do Accord para o acoplamento do quatro-cilindros. Esse motor deverá ser o mesmo do sedã grande, ao menos na versão de topo da linha híbrida, com 145 cv e 17,8 kgfm.

    Ainda que esse número assuste, vale lembrar que a lógica do sistema e:HEV causa surpresas. Com o motor elétrico de estimados 130 cv e 25,8 kgfm entrando em jogo, o Civic híbrido passou a ser cogitado para compor a gama esportiva do icônico sedã. 

    Continua após a publicidade
    Esquema mostra funcionamento da dupla de motores e do gerador elétrico
    Esquema mostra funcionamento da dupla de motores e do gerador elétrico (Divulgação/Honda)

    Não à toa, diz a imprensa japonesa, flagras de modelos idênticos aos chegados no Brasil traziam detalhes estreados pelo Civic Si, como rodas exclusivas de aro 18.

    Em meio a uma longa série de novidades, a Honda deverá apresentar o Civic híbrido no primeiro trimestre de 2022. Também no ano que vem, o modelo deverá chegar ao Brasil em versões híbridas e convencionais, estas sempre com motor 1.5 turbo de 182 cv.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.